O senador Fernando Collor de Mello (PROS/AL) recebeu quinta-feira (9), em Brasília, o Grande Cordão do Wissam Alaouite, que lhe foi concedido por Sua Majestade o Rei Mohammed VI do Marrocos. A entrega foi feita na sede da embaixada, durante solenidade organizada pelo embaixador do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi e contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Carlos França, diversos embaixadores, diplomatas, a deputada Bia Kicis e os senadores Antonio Anastasia e Weverton Rocha e autoridades do governo brasileiro.
A condecoração foi entregue a Fernando Collor em reconhecimento aos seus esforços para fortalecer as relações bilaterais e estreitar os laços de amizade entre os dois países. O embaixador Nabil Adghoghi afirmou que se tratava de uma homenagem “à carreira política de um grande estadista que Fernando Collor lidera desde a década de 1980 e que continua com brilho e destaque a serviço do Brasil”. O diplomata marroquino destacou “o compromisso pessoal e a dedicação do ex-presidente brasileiro, que também foi governador e prefeito de Alagoas, para fortalecer os laços de amizade e cooperação” entre Marrocos e Brasil.
Para o embaixador, “Brasil e Marrocos estão desenvolvendo, em um espírito de confiança e ambição, uma parceria estratégica multifacetada baseada nos valores de tolerância e abertura que os dois países têm em comum, na convergência em questões relevantes na agenda multilateral, bem como no compartilhamento de uma visão comum das oportunidades e desafios do mundo contemporâneo”. Adghoghi também destacou a contribuição de Fernando Collor para o fortalecimento das trocas parlamentares e a consulta entre os dois países.
Em seu discurso, o ex-presidente agradeceu a Sua Majestade, o rei Mohammed VI, por este tributo “generoso e honrado” que, segundo ele, reafirma “a importância que o Soberano atribui ao desenvolvimento das relações entre Brasil e Marrocos”. Fernando Collor lembrou que além do crescimento do comércio bilateral, “conseguimos consolidar e diversificar nossa relação econômica, assim como diálogo político ganhou um impulso histórico com a visita do Rei ao Brasil em 2004″.
O senador também destacou a dinâmica da diplomacia parlamentar entre os dois países que testemunhou durante suas visitas ao Marrocos em 2017, como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado, expressando sua convicção “de que os laços entre nossos países são essenciais para o fortalecimento das relações entre a América Latina e a África”.