Os diplomatas aprovados pelos senadores vão substituir nomes que serviram durante o governo passado em postos-chave para a política externa, alguns deles alinhados ao bolsonarismo
O Senado Federal destravou votações e aprovou nesta quarta-feira, dia 17, a primeira leva de embaixadores indicados pelo presidente Lula Inácio Lula da Silva. Entre os nomes enviados por Lula e já aprovados no plenário do Senado está a primeira mulher a chefiar a embaixada do Brasil em Washington, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti.
Com a aprovação do Senado, o governo Lula poderá efetivar as nomeações no Diário Oficial da União e começar a substituir de fato os embaixadores remanescentes do governo Jair Bolsonaro – alguns ficaram conhecidos por incorporar parte do discurso “bolsonarista”. Outras embaixadas estavam com encarregados de negócio na chefia interina.
A embaixada mais prestigiada do serviço exterior, em Washington, nunca foi liderada por uma mulher. Viotti já representou o País nas Nações Unidas, foi embaixadora em Berlim e chefe de gabinete do secretário-geral da ONU, António Guterres. Ela assumirá as funções antes exercidas pelo embaixador Nestor Forster, um dos expoentes do bolsonarismo na diplomacia. Ele já havia sido exonerado, em janeiro.
Fonte: Estadão