A Agência de Segurança de Transportes dos Estados Unidos (TSA), um componente do Departamento de Segurança Interna dos EUA, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) assinaram hoje, 29 de março, uma carta de entendimento para oferecer treinamento para segurança aeroportuária no Brasil. Kits de testes de detecção de itens proibidos foram doados à agência como etapa inicial do programa
O programa apoia o novo regulamento da ANAC para implementar um programa robusto de testes de detecção de itens proibidos e atende às normas da Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO). A assinatura da carta ocorreu em Brasília e contou com a presença da adida do TSA no Brasil, Tere Franceschi, e do diretor-presidente da agência, Juliano Noman.
O programa de treinamento, preparado para o setor de segurança da aviação civil brasileira, trará especialistas da TSA para o país e aumentará o treinamento de agentes de diferentes setores da aviação. Além disso, para a realização desses treinamentos e futuros testes realizados pela ANAC e pela Polícia Federal em aeroportos brasileiros, a TSA doou kits de testes de detecção de itens proibidos, que consistem em simulacros de ameaças mais prevalecentes à aviação civil comercial.
“A parceria em segurança é prioridade em nossa agenda bilateral com o Brasil. A troca de experiência, nesse e em vários outros campos, fortalece ainda mais nossa parceria e garante a proteção de nossos viajantes,” destacou a adida da TSA, Tere Franceschi.
A intenção do programa é expandir a boa relação e parceria com a ANAC e a Polícia Federal, aumentar a qualidade da segurança a nível nacional e global e garantir que os aeroportos internacionais sejam capazes de mitigar atos de interferência ilegal.