Ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira participa da reunião trilateral da associação. O embaixador estará, até 13 de outubro, em visita oficial à Indonésia, ao Camboja e às Filipinas. Os três países integram a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
O Chanceler do Brasil, embaixador Mauro Vieira, o Secretário-Geral da ASEAN, Associação de Nações do Sudeste Asiático, Kao Kim Hourn, uniram-se, nesta segunda-feira (09), em Jacarta, ao Ministro das Relações Exteriores da Indonésia, Retno Marsudi, na reunião trilateral envolvendo o Presidente da ASEAN Indonésia, o Parceiro de Diálogo Setorial da ASEAN Brasil e o Secretariado da entidade. A Indonésia ocupa, atualmente, a presidência pro tempore da Associação, que reúne 10 países do Sudeste Asiático.
Os participantes trocaram pontos de vista sobre os esforços em curso para avançar relações ASEAN-Brasil, bem como formas de reforçar a cooperação em áreas-chave de interesse mútuo, como as energias renováveis, a agricultura e a promoção de contatos business-to-business. Entre as tarefas da nova missão brasileira, estão o desenvolvimento de iniciativas de cooperação em áreas de interesse, como agricultura e ciência, tecnologia e inovação, e a implementação da Parceria de Diálogo Setorial do Brasil com a ASEAN.
Ao discursar no evento, Retno Marsudi disse que com o Brasil tornar-se um dos mais novos parceiros do Diálogo Sectorial da ASEAN, a base do diálogo e a sinergia na parceria ASEAN-Brasil podem ser ainda mais fortalecidos. Os dois ministros trataram de temas relativos à parceria estratégica entre Brasil e Indonésia, estabelecida em 2008.
A ASEAN abre sempre as suas portas à colaboração com todos países, disse ela, acreditando que o Brasil, um dos países-chave na América Latina Os Estados Unidos e a ASEAN partilham a mesma opinião sobre a necessidade de desenvolver uma arquitetura regional. “Mas, para ter um impacto duradouro, qualquer quadro de cooperação deve trazem benefícios diretos para as pessoas”, ressaltou.
Ainda em Jacarta, o Ministro abrirá o seminário Ethanol Talks, evento organizado pelo setor privado, com o apoio do Itamaraty, destinado a aproximar Brasil, Indonésia e demais países da ASEAN em torno da pauta dos biocombustíveis como alternativa viável para a transição energética
Nesta quarta-feira (11), Mauro Vieira visita o Camboja, a primeira de um chanceler brasileiro àquele país. O Ministro será recebido pelo Primeiro-Ministro Hun Manet e manterá reunião de trabalho com o Vice Primeiro Ministro e Ministro dos Assuntos Exteriores e Cooperação Internacional Sok Chenda Sophea. O Camboja abriu recentemente uma embaixada em Brasília, a primeira na América do Sul.
Já em 13 de outubro, o ministro Mauro Vieira será recebido pelo Secretário de Negócios Estrangeiros das Filipinas, Enrique Manalo. Trata-se da primeira visita de um chanceler brasileiro às Filipinas, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países em 1946.
Em conjunto, os dez países-membros da ASEAN representam a quinta maior economia global. Segundo projeção do FMI, os países da ASEAN contribuirão com 10% do crescimento do PIB global em 2023, o que representa mais do que o dobro do seu peso na economia mundial. Com uma população de aproximadamente 670 milhões de habitantes, a ASEAN é hoje, em seu conjunto, o terceiro maior parceiro comercial do Brasil. Nos últimos 12 meses, o comércio do Brasil com os países da ASEAN foi de USD 33,7 bilhões.
O Secretário-Geral da ASEAN, Dr. Kao Kim Hourn (R), o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi (C), e o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Mauro Vieira. (Foto: Ministério das Relações Exteriores da Indonésia)