Em Brasília, Rena Bitter liderou a participação da delegação dos EUA em um diálogo consular bilateral com seus homólogos do governo brasileiro. Durante o debate, a secretária adjunta tratou de assuntos como raptos internacionais de crianças pelos pais e a facilitação de viagens legitimas, incluindo questões relacionadas a vistos.
A secretária adjunta também participou de uma reunião com a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Maria Thereza Rocha de Assis Moura, com os embaixadores Leonardo Luís Gorgulho Nogueira Fernandes e Francisco Carlos Ramalho de Carvalho Chagas no Itamaraty, além de juízes federais e ministros que trabalham com os temas de Rapto Internacional de Crianças pelos Pais e Cooperação Consular e Judiciária.
Em Brasília, São Paulo, e Rio de Janeiro, ela se encontrou com corpo diplomático e oficiais consulares norte-americanos e observou novas medidas que serão implementadas nas próximas semanas nas operações de serviço consular na Embaixada e Consulados dos EUA. Como resultado da racionalização e esforços para atender ao aumento da demanda de vistos, as seções consulares em todo o Brasil estão no caminho certo para emitir vistos em quantidades significativamente maiores quando comparadas à emissão pré-pandêmica.
Comentando a visita, o encarregado de negócios Douglas Koneff observou que “é um testemunho do compromisso de nossas equipes consulares com a rapidez com que foram capazes de se adaptar às condições variáveis, e servir os brasileiros que buscam viagens legítimas para os Estados Unidos. Essa visita reforçou nossa visão de longa data sobre a importante parceria estratégica que nossos países mantêm há quase dois séculos.”