A celebração dos 104 anos do Azerbaijão também contou com uma festa para os brasileiros na rua Azerbaijao que é situada em São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Este é o segundo ano de festa em comemoração do dia da República, unindo brasileiros e Azerbaijanos na mesma sintonia popular.
O Azerbaijão sempre foi um país a frente do seu tempo e no momento do seu anúncio como república já vislumbrava direitos inéditos na época como: direitos para mulheres votarem e um início de um corpo diplomático de grande sucesso que foram responsáveis por grandes acordos entre nações que são até hoje. Em 28 de Maio de 1918 o país declarou sua independência, sendo a primeira república na região árabe/ mulçumano.
O evento contou com a participação especial de Vinícius Silva, Doutorando brasileiro pela Universidade Federal de Pernambuco em Recife, possui mestrado em Relações Internacionais. Pesquisador sobre regionalismo, sul do Cáucaso e liderança do Azerbaijão pela Academia Diplomática do Azerbaijao – ADA Universitety.