Itamaraty divulgou concessões de agrément que serão apreciadas pelo Senado Federal
O Governo brasileiro informou, no dia 1º, que a Secretaria de Estado de Sua Santidade concedeu agrément ao embaixador Everton Vieira Vargas como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil junto à Santa Sé. Atualmente Coordenador de Relações Internacionais do Estado do Pará, Everton Vieira Vargas foi embaixador na Missão do Brasil junto à União Europeia (2016-2018), na Argentina (2013-2016) e na Alemanha (2009-2013).
Também foi anunciada a aprovação do nome do embaixador Antônio de Aguiar Patriota designado do Brasil no Reino Unido. O diplomata é atualmente chefe de missão junto à República Árabe do Egito. Patriota foi Ministro de Estado das Relações Exteriores (2011-2013), Secretário-Geral das Relações Exteriores (2009-2011), embaixador em Washington (2007-2009) e em Roma (2016-2019), além de Representante Permanente junto às Nações Unidas (2013-2016).
O Itamaraty divulgou ainda que o Governo da República do Peru concedeu agrément ao embaixador Clemente Baena Soares como chefe de missão do Brasil naquele país. O diplomata é atualmente Cônsul-Geral em Barcelona. Foi embaixador na República Dominicana (2016-2021). De acordo com a Constituição, a designação será submetida à apreciação do Senado Federal.
Credenciais – O embaixador da Colômbia, Guillermo Rivera Flórez, apresentou, no dia 27de fevereiro, cópias figuradas de suas credenciais à Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha. O diplomata é natural de Putumayo. Rivera foi eleito representante para a câmara de seu departamento em duas ocasiões, de onde saiu para ser nomeado pelo governo de Juan Manuel Santos como conselheiro presidencial para os direitos humanos e mais tarde como ministro do Interior.
O embaixador também foi superintendente distrital durante os dois primeiros anos da administração de Claudia López em Bogotá. Como deputado federal, foi um dos que promoveram a Lei de Reparação às Vítimas e Restituição de Terras.