Festa da data nacional teve ainda a alegria da boa estreia na Copa do Mundo
Súsan Faria
Fotos: Eliane Loin
Anfitriões do mundial de futebol celebraram, em 12 de junho, o Dia da Rússia. A data lembra a promulgação da Constituição de 1990 que, com o fim da União Soviética, viraria a Carta Magna do país. Esse ano, embalado também pelo sucesso da cerimônia de abertura da Copa do Mundo e pela vitória de 5 x 0 da Rússia sobre a Arábia Saudita, o embaixador Sergey Akopov não escondia a alegria na comemoração realizada na sede da embaixada, em 14 de junho, quando recebeu amigos e diplomatas.
“Este ano, estamos celebrando esta data de uma maneira especial. Hoje começou a maior festa desportiva do nosso planeta, a Copa do Mundo do Futebol, que deu uma grande surpresa, um grande presente para a Rússia no seu dia, a nossa vitória da seleção”, disse Akopov. “Ficamos orgulhosos e queremos que a nossa equipe jogue da melhor maneira durante todo o campeonato e quem sabe chegue a final. Vamos torcer com todas as nossas forças”, prosseguiu.
Em seu discurso, o embaixador lembrou que o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a formalizar relações diplomáticas com a Rússia em 1828, enfatizando os laços dos dois países, dizendo-se empenhado para que o comércio bilateral e os projetos conjuntos se ampliem cada vez mais, aumentando o intercâmbio comercial e os fluxos de investimentos.”São 190 anos de relações diplomáticas que se desenvolvem de maneira positiva, disse “ Akopov lembrou ainda do aprofundamento da cooperação bilateral, especialmente na área aeroespacial e técnico-militar.
Diante disso, segundo o embaixador, a festa da data nacional teve uma pequena mostra dos frutos dessa cooperação. “Vamos oferecer um concerto de música interpretada por dois representantes, um da Rússia e outro brasileiro”, disse. O pianista Pavel Kazarian, diretor da Escola do Teatro Bolshoi, sediada em Joinville (SC) e o violinista daquela capital Gabriel Vieira tocaram juntos para os convidados.
Selo – Durante as comemorações, A Empresa de Correios e Telégrafos lançou a emissão especial do selo “Brasil na Copa do Mundo da FIFA – Rússia 2018”. A arte da peça foi criada por Daniel Effi e é composta por um bloco de dois selos. Á esquerda, há a imagem de um jogador que acabou de executar um chute e a trilha a ser percorrida pela Seleção Brasileira na Rússia, para mais uma conquista, desde o ponto inicial, na cidade de Rostov on Don, passando por São Petersburgo e terminando em Moscou, que será o palco da grande final. A bola oficial com os grafismos de identidade da Fifa aparece voando alto no selo ao lado. Cinco estrelas verdes e amarelas representam os campeonatos conquistados pela Seleção do Brasil.