Festejado pela primeira vez em 1919, o Dia do Defensor da Pátria na Rússia remete ao ano de 1918, quando da Guerra Civil , momento em que houve o primeiro alistamento em massa para o Exército Vermelho, ocorrido em São Petersburgo e Moscovo. Em Brasília, a embaixada da Rússia sediou, no dia 27 de fevereiro, a comemoração do dia especial para o país onde é feriado.
“É a festa mais querida da Rússia, transformou-se na festa dos homens já que as mulheres tem o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher”, discursou o embaixador Akopov. O evento contou com a presença de embaixadores, altos funcionários do Ministério da Defesa do Brasil e de outros ministérios e departamentos, representantes das missões diplomáticas e militares credenciadas no Brasil, além de importantes figuras públicas e políticas.
História – É considerado que no dia 23 de Fevereiro de 1918 as tropas da Guarda Vermelha ganharam suas primeiras vitórias em Pskov e Narva sobre as tropas regulares da Alemanha Imperial. Estas primeiras vitórias se tornaram o “aniversário do Exército Vermelho”. Desde 1946, este dia de comemoração foi nomeado como Dia do Exército Soviético e da Marinha. Em 1922, esta data foi declarada oficialmente como Dia do Exército Vermelho. Mais tarde, dia 23 de Fevereiro foi comemorado anualmente na União Soviética como um feriado nacional – Dia do Exército Soviético e da Marinha. Após o colapso da União Soviética, a data foi renomeada em Dia do Defensor da Pátria.
Para algumas pessoas, o feriado no dia 23 de Fevereiro continua ser como dia dos homens que servem no exército ou em quaisquer instituições militares. No entanto, a maioria dos cidadãos da Rússia e países da ex-URSS tendem a ver este dia como dia dos homens de verdade. Defensores pela sua natureza. Entre as tradições do feriado, preservados hoje nas ex-repúblicas soviéticas para homenagear veteranos, colocar flores nos locais memoráveis, organizar eventos, concertos, fogos de artifícios. Junto com a Rússia, este feriado hoje em dia é comemorado tradicionalmente também na Belarus e no Quirguistão.