• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Rússia lamenta expulsão de diplomatas da Itália e aguarda resposta

31 de março de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

“Lamentamos a expulsão de dois funcionários da embaixada russa em Roma. Estamos a esclarecer as circunstâncias em torno desta decisão”, lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia. A diplomacia russa assinalou que informará oportunamente sobre a possível resposta da Rússia à decisão da Itália que “não corresponde ao nível das relações bilaterais”.

Roma manifestou hoje a Moscovo o seu “firme protesto” perante o caso de espionagem que implicou a detenção de um militar italiano por vender informação classificada e anunciou a “expulsão imediata” de dois funcionários diplomáticos russos envolvidos neste “gravíssimo assunto”.

A Itália tinha previamente anunciado a expulsão dos dois funcionários da embaixada, um dia depois da detenção em flagrante delito de um oficial da marinha italiana que entregava a um militar russo documentos “confidenciais” em troca de dinheiro. “Na noite de ontem (terça-feira)”, polícias de uma unidade especial “detiveram um oficial da marinha militar”, declararam as forças de segurança italianas num comunicado.

A operação, realizada sob supervisão da contraespionagem italiana e do estado-maior da Defesa, “visou um capitão-de-fragata da marinha militar e um oficial acreditado junto da embaixada da Federação Russa, ambos acusados de crimes graves relacionados com espionagem e segurança do Estado”, precisaram.

“A intervenção ocorreu na altura de um encontro clandestino entre os dois homens, surpreendidos em flagrante delito após a entrega de documentos confidenciais pelo oficial italiano em troca de dinheiro”, que, segundo vários ‘media’, ascende a 5.000 euros.

Em Moscovo, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, afirmou que a Presidência russa “não dispõe de qualquer informação sobre as causas e circunstâncias” deste caso.

“Esperamos que o caráter positivo e construtivo das relações russo-italianas (…) seja preservado”, adiantou. Segundo a agência noticiosa italiana AGI, citando fontes judiciais, o oficial italiano terá dado ao seu interlocutor cópias de documentos militares sobre a Itália, mas também sobre a NATO, e a troca terá decorrido num parque de estacionamento da capital.

O caso acontece num contexto de tensão de relações entre a Rússia e a Europa, nomeadamente devido à prisão do opositor Alexei Navalny e a vários outros casos de espionagem.

Moscovo acusa a União Europeia de ter uma posição “conflituosa” em relação a ela, enquanto a UE responsabiliza a Rússia pela degradação das relações, exortando-a a um “progresso sustentado” em relação aos direitos humanos, assim como “à cessação dos ciberataques” contra os seus Estados membros.

Tags: diplomatasespionagemexpulsão de diplomatasiTáliarussia
Notícia Anterior

Israel: Presidente recebe resultados e ouve partidos na próxima semana

Próxima Notícia

Espionagem: Itália expulsa dois funcionários da embaixada da Rússia

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Espionagem: Itália expulsa dois funcionários da embaixada da Rússia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In