O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ordenou a três diplomatas da Eslováquia, dois da Lituânia, um da Estónia e outro da Letónia que deverão sair de Moscou no prazo de uma semana.
A ordem da Federação Russa é mais um episódio na guerra diplomática com vários países da União Europeia, que começou no início deste mês quando a República Checa expulsou dezenas de diplomatas russos, pelo alegado envolvimento numa explosão de um depósito de munições em 2014.
Na semana passada, a Lituânia expulsou dois diplomatas russos e a Estónia e a Letónia mandaram sair, cada um deles, um diplomata em solidariedade com Praga. A Eslováquia ordenou a saída de três diplomatas russos na mesma semana, com a Rússia a responder hoje com a ordem de expulsão de três funcionários da embaixada eslovaca.
No início deste mês, a Polónia também expulsou três diplomatas russos numa manifestação de apoio aos Estados Unidos, que sancionou a Rússia pela alegada interferência em eleições presidenciais e pelos ataques cibernéticos da SolarWinds.