• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Rússia e Irã ampliam cooperação e dispensam dólar no comércio bilateral

28 de dezembro de 2023
em Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

“Os bancos e os atores econômicos podem agora utilizar infraestruturas, incluindo sistemas interbancários sem ser o SWIFT, para negociar em moedas locais”, noticiou a agência iraniana de notícias Tasnim.

Um novo capítulo da cooperação bancária e monetária começou nesta quarta-feira, entre o Irã e Rússia, após a operacionalização das plataformas monetárias e bancárias. Teerã e Moscou finalizaram um acordo para negociar em suas moedas locais em vez do dólar norte-americano, informou a mídia estatal iraniana. O acordo foi fechado durante uma reunião entre o governador do Banco Central do Irã, Mohammad Reza Farzin, e a governadora do Banco da Rússia, Elvira Nabiullina, em Moscou. “Os bancos e os atores econômicos podem agora utilizar infraestruturas, incluindo sistemas interbancários sem ser o SWIFT, para negociar em moedas locais”, noticiou a agência iraniana de notícias Tasnim.

Propostas – Moscou também abriu uma carta de crédito de 6,5 bilhões de rublos (R$ 324 milhões) para o Irã importar produtos básicos da Rússia. Na segunda-feira, os membros da União Econômica Eurasiática (EEU) assinaram um acordo de comércio livre de pleno direito com a República Islâmica. Além de finalizar o acordo sobre o aproveitamento das moedas nacionais nas trocas comerciais bilaterais, Mohammad Reza Farzin levantou propostas no domínio do funcionamento das capacidades do grupo BRICS de economias emergentes. Nabiullina acolheu favoravelmente a sugestão do seu homólogo iraniano, relata a mídia.

Em outra reunião, desta vez realizada em São Petesburgo, a União Econômica Eurasiática (UEE), bloco econômico composto pela Rússia, Armênia, Belarus, Cazaquistão e Quirguistão, assinou um acordo de livre-comércio com o Irã, com sua inclusão no grupo podendo ocorrer muito em breve, segundo o presidente russo Vladimir Putin.

Eurasiática – O encontro da UEE viu avanços em diversos outros setores, como a assinatura de uma declaração de cooperação econômica, coma criação de uma Trilha Eurasiática Econômica até 2045. Outro grande ponto em progresso foi a criação de um acordo de livre-comércio com o Egito, “um dos nossos principais parceiros no mundo árabe e no continente africano”, resumiu o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Fonte: Correio do Brasil, com Sputnik – de Moscou e Teerã

Tags: bancosCooperaçãodólarRússiaTasnim
Notícia Anterior

Aeroporto de Brasília vai ganhar nova rota internacional em 2024

Próxima Notícia

As cores do Brasil nos traços de uma pintora síria

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

As cores do Brasil nos traços de uma pintora síria

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In