O Presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, e o Presidente do Centrorochas, Frederico Robison, firmaram ontem (16), no Palácio Itamaraty, convênio para fomentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, agregar valor à produção nacional e diversificar mercados.
Participaram do evento o Ministro Carlos França, o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (Ministério de Minas e Energia), o Secretário-Geral Fernando Simas Magalhães e o Deputado Federal Evair de Melo, além de outros parlamentares e empresários do setor de rochas ornamentais.
O setor mineral é de grande relevância para o Brasil. Responde por cerca de 2,5% do PIB, gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 50 bilhões em tributos e royalties ao ano.
O segmento de rochas ornamentais engloba 12,2 mil empresas e o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking de produtores e exportadores. Entre os estados produtores, o Espírito Santo ocupa a liderança (33%), seguido por Minas Gerais (20%), Bahia (13%), Ceará (11%) e Paraíba (5%)