• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 3

Risco de internacionalização do conflito na Líbia agita diplomacia

10 de janeiro de 2020
em Destaque 3, Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O risco do conflito na Líbia se espalhar está provocando complicadas acrobacias diplomáticas desde o início da ofensiva do Khalifa Haftar em direção a Trípoli, sede do Governo de União Nacional (GNA), e que fez com que Turquia e Rússia pedissem uma trégua a partir de domingo.Os encontros diplomáticos aumentaram desde que a Turquia anunciou o envio de tropas para apoiar o GNA, reconhecido pela ONU, o que despertou o temor de que a Líbia se torne uma “nova Síria”.

Na quarta-feira, Ancara e Moscou, que nos últimos meses se tornaram atores importantes na Líbia, pediram um cessar-fogo a partir de 12 de janeiro, apesar dos interesses divergentes. Ancara afirma que 2.500 mercenários russos estariam combatente nas fileiras do marechal Haftar, o que Moscou nega. O homem forte do leste do país também recebe apoio dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Egito, rivais regionais da Turquia.Na quarta à noite, o líder do GNA, Fayez al Sarraj, comemorou em um comunicado o pedido de cessar-fogo, mas não deu uma resposta clara.Já o porta-voz de Haftar, Ahmad al Mesmari, se limitou a indicar que o marechal não faria comentários por enquanto.

Por sua vez, o emissário da ONU para a Líbia, Ghassan Salamé, aplaudiu a iniciativa da Rússia e a Turquia e exortou a todas as partes a “cessar imediatamente todas as operações militares na Líbia”, segundo um comunicado.Salamé trabalha na organização de uma conferência internacional sobre a Líbia, que deve ocorrer em janeiro em Berlim, com o objetivo de acabar com a interferência estrangeira no país, enquanto vários países começaram a se mexer para encontrar uma saída para a crise.

Depois de receber, na segunda-feira, o chefe do GNA e o ministro das Relações Exteriores da Turquia, a Argélia – que compartilha 1.000 km de fonteira com a Líbia – receberá os ministros das Relações Exteriores da Itália e do Egito nesta quinta-feira.Argel rejeita “toda interferência estrangeira” e solicitou que “todos os componentes e partes líbias […] voltem rapidamente ao processo de diálogo nacional”.

Por sua parte, o ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Yves Le Drian, visitou a Tunísia – outro vizinho da Líbia – e enfatizou que “o risco de escalada na Líbia ameaça desestabilizar toda a região, do Magrebe ao Sahel”. Na quarta-feira, os ministros das Relações Exteriores francês, egípcio, cipriota, italiano e grego se reuniram no Cairo e discutiram a Líbia, mas a reunião serviu apenas para tornar visíveis as divisões internacionais sobre o assunto.

Assim, em uma declaração que o ministro italiano Luigi Di Maiore se recusou a assinar, consideraram “nulos” os acordos assinados em novembro entre Ancara e Trípoli, concedendo à Turquia o direito de exploração de grandes áreas do Mediterrâneo oriental. O outro acordo é o que prevê o envio de tropas turcas ao país para apoiar o GNA.O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, recebeu o marechal Haftar em Roma e pediu que ele parasse sua ofensiva.

Além disso, segundo a imprensa líbia e italiana, Conte teria tentado organizar uma reunião entre Haftar e Sarraj, sem sucesso.Por sua parte, o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e o do Conselho Europeu, Charles Michel, se reuniram na quarta com Sarraj em Bruxelas e prometeram “intensificar seus esforços” para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Tags: ConflitoGNALíbiaONU
Notícia Anterior

Deputados britânicos dão histórica aprovação ao Brexit

Próxima Notícia

Bengaleses comemoram centenário do “Pai da nação”

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Bengaleses comemoram centenário do “Pai da nação”

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In