Embaixador Bùi Văn Nghị celebra os 50 anos da data que homenageia a vitória histórica de 1975 e os 135 anos do nascimento do Presidente Ho Chi Minh
Brasília sediou, no dia 28, a comemoração dos 50 Anos da Reunificação Nacional do Vietnã promovida pela embaixada do país que vem se destacando pelos avanços e seu papel global cada vez mais relevante. O embaixador Bùi Văn Nghị, em seu discurso, que a nação reforça laços internacionais com otimismo e crescimento. O evento também celebrou o 135º aniversário do nascimento do líder revolucionário Ho Chi Minh, figura central na luta pela independência do país e ícone do movimento comunista internacional.
O embaixador Bùi Văn Nghị relembrou o significado histórico do dia 30 de abril de 1975, quando se encerrou oficialmente a guerra do Vietnã com a vitória da campanha de Ho Chi Minh. O momento, segundo o diplomata, “pôs fim a 30 anos de luta pela independência nacional”, além de representar a superação definitiva de mais de um século de colonização estrangeira. “Foi um triunfo monumental do poder da grande unidade nacional”, afirmou.
O embaixador ressaltou, em sua fala, o papel fundamental da solidariedade mundial no processo de reconstrução do Vietnã — em especial dos povos da América Latina, da África, da Ásia e dos Estados Unidos, inclusive ex-veteranos de guerra que apoiaram a paz e a reconciliação. Bùi Văn Nghị destacou ainda os avanços do país após quase 40 anos da política de Doi Moi (Renovação), que impulsionou a industrialização, modernização e a abertura econômica.
Segundo o diplomata, o Vietnã, hoje, figura entre as 20 maiores economias comerciais do planeta, com um PIB que ultrapassa 476 bilhões de dólares, crescimento de 7,09% em 2024 e superávit comercial pelo nono ano consecutivo. “Transformamos uma nação devastada pela guerra em uma economia de mercado socialista dinâmica e moderna”, afirmou.
O legado do Presidente Ho Chi Minh, foi outro ponto alto do discurso. Bùi Văn Nghị prestou homenagem dizendo que ele é reconhecido não apenas como o líder que proclamou a independência da nação, mas como símbolo de paz, solidariedade e autodeterminação. Segundo o embaixador, o pensamento e a ética de Ho Chi Minh seguem como farol para o desenvolvimento do Vietnã contemporâneo.
Para o futuro, de acordo com o diplomata, o Vietnã continua firme em buscar um futuro próspero e feliz, almejando construir uma nação poderosa e próspera, cumprindo o sagrado Testamento do Presidente Ho Chi Minh. “Esperamos continuar acompanhando nossos parceiros internacionais, incluindo os povos da Guiana, Brasil e outros amigos da América Latina, para juntos cultivarmos valores comuns de paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável”, acrescentou.