• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Resolução da ONU exige igualdade no acesso às vacinas à medida que inoculação avança no mundo

27 de fevereiro de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 4 mins
0

Em uma rara demonstração de unidade entre as grandes potências, o Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira (26/2) uma resolução exigindo acesso justo às vacinas contra a covid-19, à medida que as campanhas de inoculação avançam em um mundo que começa a ver uma luz no fim do túnel.

A resolução, redigida pelo Reino Unido, co-patrocinada pelos 15 membros do Conselho e aprovada por unanimidade, veio em um momento em que os países do G20 estão se alinhando para impulsionar a recuperação econômica global e mitigar os danos nos países mais pobres e marginalizados na corrida por vacinas.

No entanto, não faltam lembretes dos meses de trabalho difícil que ainda estão por vir, com um novo aumento nas infecções em todo o mundo, após um mês de declínio na taxa de infecções. O número mundial de mortos ultrapassa 2,5 milhões em um total de 113 milhões de casos.

Embora os Estados Unidos continuem sendo o país com mais mortes em termos absolutos, apresentaram avanços significativos em sua campanha de vacinação, com mais de 50 milhões de imunizados em cinco semanas.

A pandemia continua a avançar e o Brasil, o segundo país mais afetado pela covid-19, ultrapassou a barreira sombria de 250.000 mortes na quinta-feira. Na América Latina e no Caribe, o saldo chega a mais de 670.000 mortes e mais de 21 milhões de infecções.

Resolução unânime –  Chave para conter a propagação do vírus, a vacinação é muito desigual em todo o planeta, e a maioria das 217 milhões de doses administradas estão concentradas nos países mais desenvolvidos.

Nesse contexto, o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução para exigir igualdade no acesso às vacinas.A agência exortou “economias desenvolvidas” e aqueles “em condições de fazê-lo” a doar imunizantes “para países de baixa e média renda ou que precisem”.

A Índia fez uma segunda doação de 200 mil doses da vacina Covishield para a Guatemala, que chegará na próxima terça-feira.Israel doou 5.000 doses de Moderna a esse país da América Central e a mesma quantia a Honduras, enquanto a Rússia doou sua vacina Sputnik à Nicarágua, que no entanto não especificou o número de doses. Já a China também fez doações a países africanos e à Bolívia.

A resolução da ONU pede um cessar-fogo em todos os conflitos armados e ao fortalecimento da cooperação internacional para que as vacinas cheguem a “países em conflito ou em situações de pós-conflito ou de emergência humanitária complexa”.

Também pede “medidas para prevenir especulação e armazenamento impróprio que poderiam dificultar o acesso a vacinas seguras e eficazes, especialmente em situações de conflito armado”.

Recessão “longa e incerta” – Por sua vez, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse ao G-20 que, “sem acesso às vacinas, muitos países de baixa renda especificamente sofrerão trágicas perdas de vidas e um atraso desnecessário em sua recuperação”.

A retomada após “a pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial” será “longa e incerta”, advertiu a chefe do FMI, Kristalina Georgieva, em entrevista ao jornal italiano La Stampa. A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deve votar um pacote de ajuda no valor de 1,9 trilhão de dólares para combater a covid nesta sexta-feira.

Enquanto isso, o Japão, que começou sua campanha de vacinação na semana passada, suspenderá o estado de emergência em algumas regiões no fim de semana devido a uma queda na taxa de infecções, menos de cinco meses antes da abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Mas é improvável que as restrições sejam suspensas tão cedo, incluindo na França, onde um debate começou sobre como lidar com o aumento das infecções em Paris. Uma sugestão do conselho municipal da capital francesa de fechar a cidade por três semanas para ajudar a restaurar a normalidade foi recebida com ceticismo, com os críticos acusando a prefeita Anne Hidalgo de tentar um golpe de marketing em busca de popularidade.

O perigo do surgimento de novas variantes também permanece evidente. Na Bélgica, por exemplo, as autoridades disseram que a cepa britânica mais contagiosa é agora dominante no país. No próprio Reino Unido, que vacinou 35% de sua população adulta, um grupo de assessoria afirmou que a próxima fase das vacinas será administrada com base na idade, e não nos riscos ocupacionais, atraindo a ira da polícia e dos professores, que acreditam ter o direito à prioridade.

No Brasil, um dos países que sofre com a falta de doses, a imunização começou em janeiro e avança lentamente, alcançando 6,1 milhões de pessoas com a primeira dose até agora, o equivalente a menos de 3% de sua população de 212 milhões. Apenas 1,6 milhão receberam a segunda dose.

Tags: acessoG20ONUResoluçãovacinas
Notícia Anterior

UE cria ‘passaporte da vacina’ para retomar viagens e revitalizar turismo

Próxima Notícia

Intolerância à liberdade de expressão na Rússia

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Intolerância à liberdade de expressão na Rússia

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In