A apresentação, que estreitou hoje (25) pelo Youtube foi organizada pela embaixada e pelos consulados-gerais da China em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife por meio da tecnologia em nuvem. Bailarinos dos dois países que irão interpretar as lindas danças chinesas e brasileiras. Em seu discurso, o embaixador Yang Wanming fala que a China “deixou o isolamento e o atraso para abraçar um salto histórico de abertura e progresso”, que parceria sino-brasileira trará benefícios para os dois países e que o Brasil sempre é considerado um parceiro estratégico.
Segundo o embaixador Wanming, neste ano, todos os setores chineses e brasileiros vêm trabalhando para expandir a parceria em diversas áreas como agricultura, tecnologia da informação e finanças. O diplomata lembrou que a China foi o primeiro país a desenvolver, com o Brasil, uma parceria na produção da vacina contra a convid-19. “Empresas chinesas são responsáveis por 80 por cento dos imunizantes e dos insumos disponíveis no Brasil que é o primeiro país, na América Latina, com produção local de imunizante”, disse Wanming. “Vamos vencer juntos a pandemia que não atrapalhou o aprofundamento das relações bilaterais”, complementou.
Entre janeiro e agosto deste ano, de acordo com o embaixador chinês, o comércio Brasil-China teve um salto de 35%. Wanming lembrou ainda em seu discurso que várias empresas chineses venceram leilões e já estão atuando no mercado brasileiro. Segundo o diplomata a China avança para se tornar um país socialista modernizado disposto a “promover firmemente um alto nível de abertura para o exterior”.
Dança – No vídeo de comemoração do 72º Aniversário da República Popular da China, o Ballet Paraisópolis combinou a tradição do balé clássico com elementos chineses como o tai chi chuan e as artes marciais. Os artistas da Academia de Dança de Beijing apresentam um samba em estilo moderno, filmado em diversas partes da capital chinesa, desde monumentos históricos até os bairros mais futuristas. Assista ao vídeo pelo link: