| Oda Paula Fernandes
Fotos: Eliane Loin
O Embaixador da República Dominicana no Brasil, Alejandro Arias Zarzuela, celebrou na noite de quarta-feira (08) a data nacional daquele país entre amigos, compatriotas e chefes de missões diplomáticas. Em seu discurso, ele destacou que a relação bilateral de Brasil e República Dominica avança, a cada ano, nas áreas de comércio, segurança, saúde e educação. Nessa área, um acordo de cooperação técnica foi assinado para o fortalecimento do sistema de avaliação da educação básica dominicana.
Neste ano, a celebração foi adiada para comemorar também o dia Internacional da Mulher (08 de março). “Semana passada o povo da República Dominicana e do Brasil comemoravam, ao mesmo tempo, duas das suas mais importantes festas. O Brasil, o carnaval e a República Dominicana, a data mais fervorosa de seu calendário, o aniversário de nossa independência nacional (27 de fevereiro de 1844)”, lembrou o embaixador.
O destaque de Zarzuela nas homenagens foi também para àqueles que garantiram a história de independência daquela Nação. “São 173 anos de história viva que se reescreve como no primeiro dia em nossos filhos”, apontou. Para Ele, são compatriotas que, num passado recente, deram a vida pela República e merecem glória. “Permitiram que hoje o povo Dominicano tenha a mesma identidade”, sobrelevou o embaixador.
Presentes ainda na festa, o secretário geral da África e do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o embaixador Fernando Marrone de Abreu, do diretor do Departamento da América Central, do México e Caribe, o ministro Antônio Alves Júnior, representantes da Presidência da República do Brasil, de cônsul dominicano, adidos da defesa militar, naval e aeronáutica, membros de Comunidades Dominicanas no Brasil e imprensa.
Acordos – A relação bilateral de Brasil e República Dominica avança, a cada ano, nas áreas de comércio, educação, segurança, saúde. Em agosto do ano passado, segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um acordo de cooperação técnica, para o fortalecimento do sistema de avaliação da educação básica dominicana, foi assinado entre a embaixada da República Dominicana no Brasil, o Inep e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Foi destacado por Zarzuela , na ocasião, o valor da atuação do governo dominicano. “Nós a tratamos como verdadeiro direito e não apenas como um serviço do estado. Esse programa de cooperação técnica bilateral já foi considerado um dos mais profícuos entre o Brasil e os países da América Latina”, destacou Zarzuela.
Novo governo – Zarzuela ressaltou ainda que em 2016 o povo reelegeu, majoritariamente, o governo de 2012, o qual adotou uma política de direitos sociais para o povo dominicano, optando pela a união, o entendimento, a defesa pelos interesses comuns e por estender solidariedade ao conjunto da vida social, criando um clima de confiança que unifica todos os setores.
Segundo o embaixador dominicano, são mudanças de 50 anos. “Esse clima é favorável aos nossos propósitos: crescimento de 6,6% da economia em 2016 (cresce em média 6,3% ao ano, nos últimos 4 anos), estabilidade cambial consolidada e sustentável, inflação abaixo da meta. Tudo, reconhecido pelos dominicanos, pelos investidores estrangeiros e é certificado pelas principais agências classificadoras de risco e organismos financeiros mundiais que ressaltam, também, os avanços em matéria de consolidação fiscal.
Degustações – Durante a festa, os convidados puderam degustar algumas bebidas da República Dominicana como o rum e a cerveja, como também charutos do país. Esses, vários embaixadores saborearam durante as conversas.
O lema nacional “Deus, Pátria, Liberdade” estampada na fita ao lado da Bíblia e cruz no brasão do país, representa a religiosidade (de maioria católica romana). As santas padroeiras do país são Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora de Altagracia (conhecida como Virgem de La Altagracia). Outra atração religiosa e cultural é visita à tumba com os (supostos) restos de Cristóvão Colombo.
Turismo – A arquitetura colonial de Santo Domingo, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, é outra forte atração aos turistas.
Nesse setor, Outra beleza desse pequeno país está no distrito de La Altagracia, a praia de Punta Cana. O Aeroporto Internacional local é o mais movimentado do país, dada a quantidade de turistas estrangeiros.
O esporte mais popular da Republica Dominicana é o baseball. No entanto, o golfe é um dos mais praticados, tanto pela população local quanto pelos turistas. Apesar de alguns dos melhores campos de golfe do Caribe estarem na República Dominicana, o esporte está longe de alcançar a popularidade do baseball. Os Jogos Pan-Americanos de 2003 aconteceram na cidade Santo Domingo.
A culinária dominicana é parecida com a brasileira. No dia a dia, a população consome arroz acompanhado de feijão, carne e salada. A maior diferença está na quantidade de coentro usado no tempero. E o ritmo musical mais popular é o merengue.