Desmond Ng e Fulvia Patrícia debatem temas como Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, agricultura familiar e parcerias na área do desenvolvimento social
O Chefe de Missão de Singapura,Desmond Ng, encontrou-se com, na segunda-feira (24), pela tarde, com o Ministro de Desenvolvimento Social Wellington Dias. Eles conversaram sobre as políticas sociais de Singapura e o Brasil, inclusive as oportunidades de trocar as melhores experiências dos dois países. Além disso, trataram o assunto da Presidência do Brasil no G20, a Força-Tarefa para Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e a participação de Singapura nas reuniões do G20 neste ano.
Pela manhã, o ministro recebeu a embaixadora da Nicarágua no Brasil, Fulvia Patrícia. Durante reunião, ambos os países manifestaram interesse em conhecer as políticas que envolvem as áreas de cuidado e garantia de direitos à população, especialmente os mais vulneráveis.
Um dos pontos destacados na reunião foi o projeto nicaraguense “Casas Maternas”. A iniciativa foi colocada em prática nos 153 municípios do país, onde o governo oferece ações de cuidado, educação familiar e realiza assembleias comunitárias para a garantia de direitos e divulgação de deveres. A medida visa reduzir a vulnerabilidade deste público.
A embaixadora detalhou, ainda, iniciativas do Ministério da Economia Familiar Comunitária Cooperativa e Associativa. A pasta trabalha para o fortalecimento das capacidades produtivas de pequenos agricultores, com o apoio do Banco de Fomento, que oferece assistência técnica e estimula a produção da agricultura familiar.
Em contrapartida, o ministro Wellington Dias salientou projetos do governo também voltados à agricultura familiar. Entre eles, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove o acesso à alimentação e incentiva agricultores familiares, ao priorizar a compra de suas produções.
Além disso, o Cadastro Único e as condicionalidades para transferência de renda para as famílias com foco na extrema pobreza foram destacados no encontro. “Nossos programas de inclusão socioeconômica já inseriram 9 milhões de pessoas do CadÚnico no mercado de trabalho. Só no ano passado, dois milhões de postos foram criados e 71% deste total foram ocupados por pessoas que integram o Cadastro”, comemorou.
Wellington Dias também convidou a Nicarágua para conhecer e aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Brasil na presidência do G20. A proposta busca angariar recursos e conhecimentos para a implementação de políticas públicas e tecnologias sociais comprovadamente eficazes para a redução da fome e da pobreza no mundo.
Parcerias com Singapura
A Aliança Global também esteve na pauta da reunião do titular do MDS com o chefe de missão da embaixada de Singapura Desmond Ng. Para Wellington Dias, Singapura tem demonstrado forte apoio às agendas do G20 neste momento que tem o Brasil na presidência, o que revela a capacidade de articulação também para trazer outras nações para o fortalecimento da Aliança Global. A agenda foi também preparatória para o próximo encontro do G20 no Rio de Janeiro, em julho deste ano.
Outro ponto destacado na reunião foi a possibilidade de integração entre políticas econômicas e sociais. Nesse sentido, o chefe da missão Desmond Ng apresentou o sistema educacional de Singapura, que mantém investimentos na estrutura e nos profissionais. Além disso, o sistema tem direcionamentos acadêmico e profissionalizante, que incentiva o trabalho com empregos diretamente com o setor privado.
Desmond Ng lembrou ainda que o país de seis milhões de habitantes mantém importantes relações comerciais e econômicas com o Brasil, com onze anos de presença da embaixada no Brasil e diálogos com empresas brasileiras.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.