Ulisses Riedel de Resende, ex-senador brasileiro e presidente da União Planetária, tem desempenhado um papel importante no fortalecimento das relações cazaque-brasileiras. A União Planetária, uma organização não governamental da sociedade civil sem fins lucrativos, atua em projetos sociais, educacionais e ambientais.
A Embaixada da República do Cazaquistão na República Federativa do Brasil parabenizou o político do Brasil, Presidente Honorário da União Planetária do Brasil, Presidente do Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil, o ex-Senador Ulisses Riedel de Resende pela alta condecoração da República do Cazaquistão. Crédito da foto: dknews.kz
No ano passado, Riedel foi condecorado com a Ordem Dostyk de segundo grau por decreto do presidente Kassym-Jomart Tokayev por sua contribuição para fortalecer e desenvolver as relações cazaque-brasileiras.
Em entrevista ao The Astana Times, Riedel discutiu os objetivos do sindicato, eventos notáveis e parcerias no Cazaquistão, além de navegar na intersecção da mídia, espiritualidade e responsabilidade social em empreendimentos profissionais.
A filosofia e a missão da União
Fundada em 1997, a União Planetária tem como objetivo construir “um novo modelo virtuoso de civilização” para tornar a vida mais bela através do amor e da fraternidade universal.
“Para alcançar esse objetivo, nossa organização se esforça para elevar eticamente a mentalidade do mundo, moldando a consciência coletiva da humanidade por meio de vários projetos. A principal atividade da organização é apoiar o movimento global pela paz em todo o mundo”, disse Riedel.
Riedel enfatizou a filosofia de diálogo e entendimento do sindicato, observando que os valores éticos são alcançados e não impostos.
“A organização defende que a ação deve ser por meio da conquista amorosa de mentes e corações, evitando críticas e confrontos, e respeitando todos os entendimentos existentes”, disse. “Visando a paz mundial, a harmonia entre as nações e a cooperação internacional, trabalha para promover o diálogo inter-religioso e intercultural.”
Transmissão de valores éticos
Riedel também falou sobre a TV Supren, canal de televisão educacional e cultural que tem como objetivo apoiar o movimento global de renovação das estruturas sociais e garantir a solidariedade cívica.
“Seu principal objetivo é disseminar as boas novas e conteúdos educativos, culturais, filosóficos e de autoconhecimento que promovam o diálogo e a reflexão e estimulem boas ações por meio de exemplos inspiradores e histórias edificantes”, disse.
A TV-Supren, que lançou um canal no YouTube em 2011 com quase 100.000 inscritos, produz conteúdo alinhado aos valores éticos e humanitários da União Planetária. Destaca-se no Brasil pela dedicação a altos valores e pela construção de uma sociedade eticamente consciente e engajada.
“A TV-Supren foca em temas elevados como política suprapartidária, espiritualidade, saúde, cultura de paz, autoconhecimento, desenvolvimento humano, meio ambiente e mundo animal”, disse Riedel. “Sua programação promove o bem-estar social, a educação ética e moral e o diálogo entre diferentes indivíduos, culturas, nações e religiões.”
Fortalecimento dos laços bilaterais
A União Planetária participou do Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais no Cazaquistão e outros eventos relacionados, como a recente mesa redonda Nossa Casa Comum em Roma.
Em 2018, Riedel participou do congresso, destacando as iniciativas do Cazaquistão em segurança global, incluindo o desarmamento nuclear e a organização de eventos para a paz e a estabilidade.
“Esses eventos destacam a importância de plataformas onde líderes religiosos e comunitários possam compartilhar perspectivas e trabalhar juntos para resolver problemas globais, como intolerância religiosa, injustiça social e degradação ambiental”, disse ele.
Inspirado por sua participação na reunião do grupo de trabalho da Secretaria do Congresso de Líderes de Religiões Mundiais e Tradicionais em 2010, Riedel escreveu “Ecologia Espiritual – Genealogia da Alma”, livro disponível em português e inglês.
Ele também mencionou o Fórum Espírita Mundial no Brasil em 2006, que foi bem recebido e contou com palestrantes nacionais e internacionais de destaque.
“Eventos como esses devem ser cada vez mais promovidos pela sociedade, pois ajudam na busca da harmonia entre diferentes religiões, tradições, costumes, nações e pensamentos filosóficos”, disse.
A principal iniciativa do sindicato no Cazaquistão foi um acordo com o Centro Nazarbayev em 2023, com o objetivo de trabalhar pela paz mundial. Esta parceria promove a compreensão e a cooperação entre diferentes culturas e religiões, abordando questões globais de paz e cooperação. O projeto Ciência da Paz surgiu dessa parceria, mobilizando universidades de ponta e mentes brilhantes para promover estudos e publicações sobre a paz.
“Por meio do conhecimento científico, contribuímos ativamente para a construção de um novo paradigma civilizatório baseado em virtudes, civilidade, dignidade e humanismo”, disse Riedel. “O plano é criar Centros de Estudos Multidisciplinares dentro das universidades, proporcionando um espaço inclusivo de reflexão e ações concretas para a paz.”
Criado em 2022, o Fórum de Amizade Cazaquistão-Brasil fortalece a cooperação bilateral, promovendo a cultura e as tradições cazaques no Brasil e fortalecendo as relações bilaterais.
“Essas atividades não apenas promovem o entendimento, mas também desenvolvem soluções práticas para os desafios globais, reforçando uma mentalidade ética e inclusiva”, disse Riedel.
Integrando mídia, espiritualidade e responsabilidade social
Riedel destacou que navegar na intersecção de mídia, espiritualidade e responsabilidade social envolve um compromisso contínuo com a integridade e a ética em todas as comunicações e iniciativas.
“Acredito firmemente no poder transformador da mídia, capaz de moldar mentalidades e influenciar positivamente a sociedade, promovendo altos valores e incentivando a construção de um mundo mais justo e compassivo”, disse. “Comprometemo-nos com a verdade, transparência e integridade, evitando sensacionalismo e negatividade, e destacando histórias inspiradoras, exemplos de boas práticas e conteúdo que incentivem a reflexão e o autoconhecimento, manifestando a intersecção entre mídia e espiritualidade.”
Segundo Riedel, a responsabilidade social é outro pilar fundamental, pois utilizam os meios de comunicação para abordar questões sociais e ambientais, promovendo conscientização e ações positivas.
“Programas focados em educação ambiental, inclusão social, direitos humanos e justiça social são centrais em nossa programação. Oferecemos um espaço para a expressão de diversas vozes e perspectivas, promovendo a compreensão mútua e o respeito entre as comunidades, contribuindo para a construção de uma sociedade mais harmoniosa”, disse.
Fonte: Astana Times