QAIS SHQAIR – Embaixador, é chefe da Missão da Liga Árabe no Brasil
As relações árabe-brasileiras são históricas e diferenciadas em todos os campos. No plano político, é preciso mencionar o papel bem-recebido do Brasil desempenhado em todas as questões árabes, especialmente no que concerne à Causa Palestina.
A presença da diplomacia brasileira, na edição da Resolução nº 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1947, é uma inconteste demonstração desse apoio. A resolução pedia o estabelecimento de dois Estados, palestino e israelense, e é a base sobre a qual todos concordam hoje para resolver o conflito na região (a solução de dois Estados), exceto Israel.
Com plena confiança no apoio do Brasil aos fundamentos da legitimidade internacional e ao respeito às regras do direito internacional, cremos que o compromisso de implementar as resoluções das Nações Unidas e as relacionadas ao fim da ocupação israelense aos territórios palestinos é a única saída para o encerramento do ciclo de violência que sangra corações todos os dias. Os atos de violência que estamos testemunhando nos territórios palestinos ocupados não representam o problema em si, mas a ocupação que os causaram.
Os países árabes veem da presença política do Brasil, com participação não permanente no Conselho de Segurança da ONU, ao lado dos Emirados Árabes Unidos, como fonte de apoio para as questões árabes, para que contribua na resolução das crises que se espalharam por vários países árabes.