Turistas de 59 países e territórios não terão mais de cumprir uma quarentena de 14 dias ao entrar no Reino Unido a partir da próxima sexta-feira, informou o governo britânico hoje (3). O Brasil não está incluído na lista de locais cujos cidadãos não mais precisarão se autoisolar ao chegar no território britânico a partir da data. A medida reverte uma decisão tomada em 8 de junho, que revoltou a indústria turística local.
A relação inclui quase toda a Europa, com exceção de Portugal e Suécia, além de países que tiveram sucesso em combater a pandemia de covid-19, como Austrália, Coreia do Sul e Vietnã. Além do Brasil, visitantes vindos dos Estados Unidos, da China e do Oriente Médio serão obrigados a respeitar a quarentena de duas semanas antes de circular pelo Reino Unido.
A divulgação da lista foi celebrada por British Airways, Ryanair e Easyjet, que, por causa da decisão de hoje, retiraram um processo contra o governo de Boris Johnson por causa da quarentena. Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.