A Embaixada do Reino Unido em Brasília sediou, no dia 05, um coquetel para comemorar o 200º aniversário de independência do Brasil. A encarregada de negócios, Melanie Hopkins, lembrou eventos e personagens históricos, a independência e o fato de que o Reino Unido foi um dos primeiros países a reconhecer a soberania brasileira. A data coincidiu com a posse da primeira-ministra Liz Truss no Reino Unido. “Pela terceira vez, uma mulher vai comandar o nosso país”, destacou Hopkins lembrando que a ela já esteve no Brasil quando era ministra do comércio exterior. Também foi exibido um vídeo sobre Lorde Thomas Cochrane, parlamentar e almirante britânico que participou no processo de independência do Brasil.
Em seu discurso a diplomata falou dos laços que unem Brasil e Reino Unido. “Diante de mim estão aqui representantes de dois países cuja união e amizade vêm de longa data”, afirmou. Hopkins garantiu que a Primeira-Ministra Truss já deixou claro que o Reino Unido vai continuar próximo de grandes economias e de grandes democracias, como o Brasil. Ressaltou ainda a importância de uma mulher no poder.
“O protagonista de todas as comemorações destes dias é o povo brasileiro. Queremos nos unir à celebração deste capítulo crucial da história do Brasil destacando o papel desempenhado por um parlamentar e almirante britânico no processo de independência: Lorde Thomas Cochrane”, acrescentou Hopkins que exibiu um vídeo falando de sua história. A diplomata explicou que ele foi contratado por Dom Pedro Primeiro para liderar a frota brasileira.
Cochrane Ele nasceu na Escócia e se tornou um dos capitães mais bem-sucedidos e ousados durante as guerras napoleônicas. Os franceses o apelidaram de “le loup des mers”, ou o “lobo do mar”. Antes de vir aqui para o Brasil, Cochrane assumiu o comando da marinha chilena e atuou na independência do Chile e também do Peru. O reconhecimento a enorme contribuição de Lord Cockraine fez com que ele recebesse o título de Marquês do Maranhão. “Esse fato revela a longa duração de nossa parceria com o Brasil. O Reino Unido foi um dos primeiros países a reconhecer a independência do Brasil, em 1825”, relatou Hopkins.
O embaixador do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Achilles Emilio Zaluar Neto, disse que ao longo desses últimos 200 anos, algo que se manteve sólido foi a amizade compartilhada entre os dois países. O embaixador também enfatizou a relevância histórica de Thomas Cockraine para o Brasil.