A celebração do Dia Nacional do Reino de Marrocos marca a data da entronização de Sua Majestade o Rei Mohammed VI em 30 de julho de 1999. É uma celebração ancorada na história de Marrocos, que representa uma ocasião solene para renovar os laços de lealdade. do povo marroquino para a monarquia. A celebração deste ano foi destacada por um processo contínuo de reformas políticas, reestruturação da economia marroquina e uma resposta proativa à crise da pandemia.
Reformas políticas: visão proativa e abordagem inclusiva
Desde a sua entronização, o Soberano realizou uma ambiciosa agenda de reformas políticas e institucionais. Entre as principais conquistas estão a adoção de uma nova Constituição em 2011, que reforçou os princípios de responsabilidade, independência do judiciário e ampliou os poderes do poder legislativo e chefe do governo.
Marrocos também está engajado na implementação de um processo avançado de regionalização e consagrou o caminho reformista do Reino, aumentando as responsabilidades dos governos locais e regionais e apoiando claramente o caráter multirreligioso da sociedade marroquina. em março de 2019, foi uma grande ocasião para promover o diálogo religioso islâmico-cristão e celebrar o Marrocos, como um país conhecido por seu tratamento tolerante a todas as comunidades religiosas e por sua proteção às minorias religiosas.
Desenvolvimento econômico sustentável: uma escolha estratégica
O Reino passou por uma grande transformação em termos de infraestrutura, a fim de se tornar um destino atraente para investimentos estrangeiros e um centro logístico entre a África, a Europa e o Atlântico. Graças a esses projetos, o Marrocos mais que dobrou seu PIB nos últimos 20 anos.
Marrocos lançou projetos estratégicos, como o porto mediterrâneo de Tânger, o maior pólo logístico e industrial da região mediterrânea; a estação de energia solar Ouarzazate, a maior do gênero em todo o mundo, a Boraq, a primeira e única linha ferroviária de alta velocidade na África e no mundo árabe.
O país também lançou o “Plano Marrocos Verde”, com o objetivo de aumentar a produção agrícola; “Estratégia 2030 para Energias Renováveis”, que busca garantir 52% das necessidades de energia de Marrocos até 2030; “Visão 2020 para o Turismo”, que aspira atrair 20 milhões de turistas de todo o mundo; e estratégia “2020 Marrocos digital” que foi implementada para reduzir em 50% a diferença digital, digitalizando pelo menos 50% dos procedimentos administrativos. Esses esforços foram bem-sucedidos, visto que Marrocos se move ao longo de 10 anos, ficando em 128º para 53º lugar no ranking do Banco Mundial. facilidade de “Fazer negócios 2020”.
Gestão COVID19 de Marrocos: uma abordagem proativa
A resposta marroquina à crise foi decisiva para conter o impacto do novo coronavírus. Nesse sentido, Sua Majestade o Rei Mohammed VI ordenou a criação de um fundo de solidariedade para administrar esta crise sanitária. Este fundo arrecadou mais de US $ 3,2 bilhões graças às contribuições financeiras voluntárias. O principal objetivo deste Fundo é financiar equipamentos hospitalares e médicos, bem como a implantação de medidas financeiras para populações vulneráveis.
No nível continental, Sua Majestade o Rei deu suas altas instruções para enviar ajuda médica a 15 países africanos pertencentes a todas as sub-regiões do continente. Todo o equipamento médico fornecido a esses países foi produzido por empresas marroquinas e está em total conformidade com os padrões das Organizações Mundiais de Saúde.
No nível internacional, Marrocos defende um multilateralismo inovador, pragmático e inclusivo. O país organizou vários eventos, como o Fórum Climático da COP 22, a Conferência Internacional de Migração da ONU em 2018 e a recepção do Papa Francisco em 2019. Todos esses eventos estão posicionando o Marrocos como um participante global credível e confiável.
Para concluir, Marrocos espera construir um futuro próspero, honrando o legado da rica história do Reino e reconciliar valores de modernidade e autenticidade, dentro de um firme e forte compromisso de contribuir para a paz, segurança e desenvolvimento em nível internacional.