Embaixador Bolat Nussupov é recebido no escritório da Bahia, em Brasília
O Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, visitou, nesta quarta-feira (14), o Escritório de Representação do Governo da Bahia junto ao Governo Federal do Brasil e se reuniu com a coordenadora, Elizabeth Costa.
Na agenda das conversas estavam questões relacionadas à intensificação da cooperação regional entre o Cazaquistão e o estado da Bahia nas áreas de economia, cultura e educação, no âmbito do Memorando de Parceria entre a região de Karaganda, no Cazaquistão, e o estado da Bahia. O documento foi assinado em 21 de outubro de 2021, em Karaganda, durante a visita ao Cazaquistão da delegação governamental chefiada pelo então Governador da Bahia, Rui Costa.
Vale ressaltar que essa visita foi a primeira visita da liderança regional do Brasil na história das relações bilaterais. Um de seus componentes, levando em conta o alto potencial econômico da região, foi o acordo sobre a abertura do Consulado Honorário do Cazaquistão no estado da Bahia.
A esse respeito, o Embaixador expressou um pedido para acelerar a consideração da candidatura do empresário e figura pública Alex Garcia para o cargo de Cônsul Honorário do Cazaquistão na Bahia. As partes também discutiram a possibilidade de realizar um fórum econômico em Salvador com a apresentação de oportunidades de investimento do Cazaquistão com a participação de empresas locais.
Dada a estrutura federal do Brasil, a cooperação regional é um elemento importante no fortalecimento das relações bilaterais. Atualmente, as parcerias entre as regiões do Cazaquistão e do Brasil são estabelecidas entre a região de Karaganda e o Estado da Bahia (2021), a região de Almaty e o Estado do Rio Grande do Sul. (2024 г.). Atualmente, está sendo considerada a possibilidade de estabelecer uma parceria regional entre o estado brasileiro de Santa Catarina e uma das regiões da República do Cazaquistão.
Referência: A Bahia é o quarto estado mais populoso do Brasil e o quinto em extensão territorial. Sua economia é impulsionada principalmente pelos setores de mineração, agricultura e pecuária. O estado possui um grande complexo agroindustrial, facilitado pela proximidade de portos e uma ampla rede de rodovias e ferrovias. Atualmente, a empresa ERG está implementando um projeto de investimento na Bahia voltado para a mineração e infraestrutura. Além disso, a Bahia é um destino popular para o turismo interno e internacional.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão