Bolat Nussupov- Embaixador do Cazaquistão no Brasil
O Cazaquistão sediará os Jogos Nômades Mundiais. Restam um pouco mais de 30 dias antes do início dos jogos. De 8 a 13 de setembro de 2024, o Cazaquistão sediará os Quintos Jogos Nômades Mundiais, um evento esportivo internacional único. Esse evento promoverá os esportes étnicos enraizados nas tradições dos povos nômades da Ásia Central e o movimento etnocultural nômade.
Espera-se que cerca de 2.500 atletas de quase 100 países participem dos jogos. A expectativa é que o evento atraia mais de 100.000 turistas nacionais e estrangeiros.
Os jogos, organizados pelo Ministério do Turismo e Esportes do Cazaquistão, em parceria com a UNESCO, a Organização dos Estados Turcos e outras organizações, serão realizados em Astana, capital do Cazaquistão, sob o tema “O Encontro da Grande Estepe”. As competições em 21 esportes serão realizadas em locais esportivos de primeira linha, incluindo corridas de cavalos, estilos nacionais de luta livre, board games tradicionais, competições de artes marciais, tiro com arco tradicional, caça nacional de pássaros e jogos folclóricos. Um total de 97 conjuntos de medalhas será concedido.
No início deste ano, o presidente Kassym-Jomart Tokayev enfatizou a importância dos jogos: “Os Jogos Nômades Mundiais no Cazaquistão serão um grande evento. Eles são importantes tanto para a popularização dos esportes nacionais e de um estilo de vida saudável quanto para a expansão dos laços culturais e humanitários entre povos fraternos – herdeiros da civilização nômade da Grande Estepe”.
Os Jogos foram criados para celebrar os esportes tradicionais e a herança cultural dos povos nômades em todo o mundo. Os primeiros jogos foram realizados em 2014 em Cholpon-Ata, na República do Quirguistão, e desde então se tornaram um evento bienal de destaque. Após o sucesso dos primeiros jogos, o evento foi sediado pela República do Quirguistão em 2016 e 2018, e pela Turquia em 2022. Cada edição teve maior participação e reconhecimento, destacando o apelo global das culturas nômades.
O Cazaquistão está bem-posicionado para sediar as olimpíadas nômades, considerando os laços históricos do país com as tradições nômades, bem como a experiência do país em sediar outros grandes eventos, como a EXPO 2017. Ao sediar os Quintos Jogos, o Cazaquistão pretende celebrar e preservar o rico patrimônio cultural nômade, promover sua identidade cultural e fortalecer os laços internacionais.
Para quem está fora da Ásia Central, os Jogos Nômades Mundiais oferecem uma oportunidade inigualável de mergulhar nas culturas vibrantes e diversificadas dos povos nômades. Além de assistir a esportes exclusivos, raramente vistos fora de suas regiões nativas, os espectadores poderão participar de um aprendizado interativo por meio de workshops, artesanato tradicional e autêntica culinária nômade.
Para mais informações https://worldnomadgames.kz/en