Preocupação com o meio ambiente é tema da Data da Unidade Alemã
Súsan Faria/Liz Lôbo
Fotos: Eliane Loin
O embaixador Georg Witschel antecipou as comemorações dos 28 anos da reunificação da Alemanha e celebrou a data com convidados e amigos no dia 12 de setembro, na sede diplomática, em Brasília. A data oficial da comemoração seria 03 de outubro. Com um evento temático, voltado para a parceria na proteção climática Global entre Brasil e Alemanha, a festa teve como atração principal a apresentação do grupo “Reciclando sons” resultado de um projeto social que acontece na área da Cidade Estrutural, no Distrito Federal. Estiveram presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o ministro do Meio Ambiente Edson Duarte.
De acordo com o embaixador Georg Witschel, o Brasil é o maior parceiro da Alemanha na luta em prol do meio ambiente. “Temos um portfólio de mais de meio bilhão de euros para a proteção da Floresta Tropical brasileira. Adicionalmente fomentamos a expansão das energias renováveis e o fortalecimento da eficiência energética com mais de um bilhão e meio de euros. Além disso, somos o segundo maior financiador do Fundo Amazonas, depois da Noruega”, comentou.
Por último, o diplomata lembrou que ações e imagens têm mais impacto do que palavras, e convidou os presentes a assistirem um telão com filmes sobre a Amazônia (como o “Fogo na Floresta”, feito pelo Instituto Socioambiental – e a “mergulharem no mundo dos índios Wuará no Xingu”. No telão dentro de uma tenda no jardim da embaixada, foram exibidos também documentários sobre o fenômeno dos “Rios Voadores”, a extração de frutos da floresta, como o Babaçu e a Copaíba, e a Rede de Sementes no Xingu.
O ministro do Meio Ambiente Edson Duarte falou, em seu discurso, da importância da cooperação na agenda ambiental e do desenvolvimento sustentável, como um dos pilares fundamentais da parceria estratégica bilateral. Ele lembrou um dos momentos mais emocionantes já vividos por ele, em visita a capital alemã, Berlim. Em um centro de recuperação de aves raras, o ministro encontrou um grupo de ararinhas azuis, mesma espécie que se esforçou para tentar preservar no interior da Bahia, onde vivia. “Como jovem da causa ambiental, eu vi a última ararinha em liberdade e lutei com parceiros isolados naquele canto do mundo seco para tentar salvá-las e nós não conseguimos”, relatou.
Sucos do cerrado – durante as comemorações da data nacional da Alemanha foram servidos vinhos, refrigerantes e sucos do Cerrado – Araçá, Cajá, Mangaba e Murici – da cooperativa “Araguaia – Polpa de Frutas“ de São Felix do Araguaia, fomentada pelo Fundo Amazonas e pela instituição alemã católica Misereor. No jantar foram servidos Chucrute, salada de pepino verde, mostardas, Buletten de carne bovina e suína, Kalbsbrat (salsichão) entre outros pratos e também sobremesas alemãs.
Os presentes foram convidados a participar do Grafic Recordin, dando ideias e sugestões sobre como contribuir para a proteção ambiental. O Instituto Reciclando Sons da Cidade Estrutural – 30 músicos instrumentais e cantores – acompanhou a noite, executando os Hinos da Alemanha e da União Europeia. Os Ministros Edson Duarte, Gilmar Mendes e Hermann Benjamin; o governador do DF Rodrigo Rollemberg e primeira dama Márcia Rollemberg, senadores, deputados e autoridades governamentais estiveram presentes.
História – O Dia da Unidade da Alemanha é comemorado em 3 de outubro, quando a República Democrática Alemã (RDA) oficialmente aderiu à República Federal da Alemanha (RFA). A Reunificação ocorreu em 1990 e, a partir dessa data, os alemães comemoram o Dia da Unidade Alemã como sua data nacional.
O embaixador Georg Witschel e a embaixatriz Sabine