Embaixador Suresh Reddy celebra o 74° Dia da República da índia
O embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, recebeu convidados na sede da Embaixada, na noite de quinta-feira (26) para comemorar o 74º Dia da República da Índia. Reddy explicou que o dia é um dos três feriados nacionais indianos e comemora a promulgação da constituição, que aconteceu em 26 de janeiro do ano de 1950. Participaram do evento alunos de yoga, amigos brasileiros, a comunidade indiana e membros do corpo diplomático que assistiram ao filme indiano” RRR: Revolta, Rebelião, Revolução”, seguido de jantar típico.
“Essa Constituição é uma prova dos valores de democracia, justiça, liberdade e igualdade que guiaram nossa nação desde a sua criação. Garante direitos fundamentais a todos os seus cidadãos e fornece uma estrutura para que o governo funcione de maneira transparente e responsável”, disse o embaixador. Em seu discurso, Suresh destacou também que o mundo hoje está voltado para a Índia, devido a singularidade de sua história de crescimento que vem sendo alcançada por meio de um caminho democrático, da forma mais difícil e desafiadora, embora a correta.
Sureh Reddy completou afirmando que “estamos construindo uma nova Índia, uma Índia Digital que seja inclusiva, democrática e que ofereça oportunidades iguais a todos os cidadãos, sejam eles nas aldeias ou nos centros urbanos”. O embaixador também lembrou que a Índia é a Presidente do G20 e que este ano o tema gira em torno de “Vasudaiva Kutumbakam”, que significa “Uma Terra, Uma Família, Um Futuro”, preâmbulo derivado do antigo texto sânscrito dos Upanishads que se refere essencialmente à interconexão do mundo.
Filme: Os convidados da embaixada participaram da exibição do filme “RRR: Revolta, Rebelião, Revolução” sobre as conquistas alcançadas pela Índia ao longo dos últimos anos. O filme lançado em 2022 conta uma história que acontece na época pré-independência da Índia, onde um guerreiro indiano corajoso embarca em uma missão perigosa onde encontra com um policial que serve ao exército britânico. Ganhador do OSCAR, o filme é um dos Top 10 da Netflix em 62 países.