Brasília, 7 de janeiro de 2020 – Cinquenta estudantes da rede pública de todo o país, selecionados para participar da décima oitava edição do Programa Jovens Embaixadores, chegaram a Brasília no dia 6 de janeiro, antes de partir para um intercâmbio cultural de três semanas nos Estados Unidos. Os selecionados são do ensino médio da rede pública brasileira, têm de 15 a 18 anos, excelência acadêmica, conhecimento da língua inglesa e estão engajados em iniciativas de empreendedorismo social. O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado. Clique aqui para conhecer os participantes.
O intercâmbio acontece de 10 a 29 de janeiro com uma programação exclusivamente voltada para o desenvolvimento do empreendedorismo social. De 6 a 9 de janeiro, eles se reunirão em Brasília para entrevistas de visto e terão um encontro com o encarregado de Negócios William Popp. No dia 10 de janeiro, embarcarão para a capital dos EUA, Washington D.C. Depois, seguirão em grupos menores para quatro diferentes cidades americanas: Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Seattle (Washington), Raleigh (Carolina do Norte), onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.
Durante essas três semanas, o grupo participará de reuniões com autoridades do governo dos EUA, de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo. No final da viagem, eles apresentarão planos de ação na área empreendedorismo que serão implementados em suas comunidades após o retorno ao Brasil.