A informação foi confirmada por um porta-voz de seu escritório. Filho de um médico e uma enfermeira, Varadkar trabalhou como médico por sete anos antes de deixar a profissão para seguir a carreira política. Seu registro venceu em 2013.
Líder do partido centrista do país, o Fine Gael, ofereceu seus serviços ao Health Service Executive (HSE), programa responsável pela provisão de serviços sociais e de saúde para todos que moram na Irlanda, “em áreas que estão dentro do seu escopo de prática”, disse o porta-voz ao The Guardian. “Muitos de seus familiares e amigos estão trabalhando no serviço de saúde. Ele queria ajudar, mesmo que em pequena escala”, completou.
No último mês, o HSE fez um apelo a todos os profissionais de saúde do país que ainda não estavam trabalhando no serviço público para que se registrassem para estar “de plantão para a Irlanda”. No último dia 27, a Irlanda anunciou o confinamento de sua população para combater a propagação do novo coronavírus. Inicialmente, a medida está prevista até o dia 12 de abril.