• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Primeiro-ministro da Armênia denuncia tentativa de golpe de Estado

25 de fevereiro de 2021
em Mundo
Tempo de Leitura: 3 mins
0

O primeiro-ministro da Armênia, Nikol Pashinyan, denunciou nesta quinta-feira (25) uma tentativa de golpe de Estado militar e liderou uma marcha de simpatizantes para reafirmar sua autoridade, enfraquecida pela derrota do Exército do país para o Azerbaijão em Nagorno Karabakh.

“Como primeiro-ministro eleito, estou ordenando a todos os generais, oficiais e soldados: façam o seu trabalho de proteger as fronteiras do país e a integridade territorial”, afirmou o chefe de Governo a seus seguidores.O Exército “deve obedecer ao povo e às autoridades eleitas”, acrescentou.

A Rússia afirmou que está “preocupada” com a situação e fez um pedido de “calma” na ex-república soviética.A Turquia, grande inimiga da Armênia, condenou “com firmeza” a tentativa de “putsch”.

Pashinyan afirmou que uma declaração do Estado-Maior do Exército pedindo sua renúncia era uma “tentativa de golpe de Estado militar”. Em uma mensagem no Facebook, ele pediu a seus partidários que se reunissem na Praça da República em Yerevan.Em uma mensagem ao vivo nesta rede social, Pashinyan anunciou a destituição do general Onik Gasparian do comando do Estado-Maior.

Pouco depois, ele liderou a manifestação e declarou que, apesar da situação tensa, “todos concordam que não devem acontecer confrontos”. “A situação pode ser administrada”, disse o primeiro-ministro. Pashinyan destacou que trabalha em medidas urgentes para desativar a crise. Quase 20.000 pessoas compareceram à praça.

A oposição, que pede a renúncia de Pashinyan desde a derrota militar da Armênia para o Azerbaijão no final de 2020 no conflito de Nagorno Karabakh, reiterou a exigência e também saiu às ruas.

“Pedimos a Nikol Pashinyan que não leve o país a uma guerra civil e a um derramamento de sangue. Pashinyan tem a última oportunidade de sair sem que aconteçam problemas”, afirmou o partido Armênia Próspera, principal força da oposição.

Entre 10.000 e 13.000 manifestantes opositores se reuniram em outra praça da capital Yerevan para pedir a renúncia do primeiro-ministro.Na quarta-feira, Pashinyan demitiu um auxiliar de Gasparian, Tigran Khachatrian, o que levou o Estado-Maior a pedir sua renúncia por considerar que o primeiro-ministro “não está mais em condições de tomar as decisões necessárias”. Ambos o acusaram de cometer “ataques para desacreditar as Forças Armadas”.

O primeiro-ministro demitiu Khachatrian porque ele ironizou na imprensa as declarações do chefe de Governo, que questionou a confiabilidade do sistema de armamento russo, os lança-mísseis Iskander, durante o conflito em Nagorno Karabakh. O Estado-Maior considerou que a decisão foi baseada apenas nos “sentimentos e ambições pessoais” de Pashinyan.

– Derrota em Nagorno Karabakh –

Pashinyan está sob pressão da oposição que exige sua renúncia desde a derrota militar da Armênia para o Azerbaijão em 2020 no conflito de Nagorno Karabakh.Diante do risco de colapso, o primeiro-ministro aceitou, com o apoio do Exército e do Estado-Maior, as condições de um cessar-fogo negociado pelo presidente russo, Vladimir Putin, que implicou importantes perdas territoriais para a Armênia.

Apesar da derrota, Yerevan ainda controla de fato, graças à presença de separatistas armênios, a maior parte da região de Nagorno Karabakh.Porém, a Armênia perdeu a cidade simbólica de Shusha, assim como um conjunto de regiões azerbaijanas ao redor desta região e que o país controlava desde os anos 1990.

A derrota foi encarada como uma humilhação nacional. Desde então, a oposição exige a renúncia do primeiro-ministro que, quase até o fim do conflito – que começou em setembro e terminou em novembro de 2020 -, repetia que as forças de Yerevan estavam em vantagem sobre Baku.

Nikol Pashinyan, ex-jornalista e histórico opositor, 45 anos, chegou ao poder em 2018, após uma revolução que prometia tirar o país do Cáucaso da pobreza e eliminar a elite marcada pela corrupção. Desde sua independência após o fim da União Soviética em 1991, a Armênia enfrentou várias crises políticas e revoltas, algumas delas extremamente violentas.

Tags: ArmêniagolpeNikol PashinyanPrimeiro-ministrorussia
Notícia Anterior

Chile vacina mais de 15% da população

Próxima Notícia

China nega aplicação de testes anais de covid-19 em diplomatas dos EUA

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

China nega aplicação de testes anais de covid-19 em diplomatas dos EUA

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In