Rachel Alves Nariyishi
A Primeira Feira da Uva e do Vinho de Brasília acontecerá nos dias 30 e 31 de julho, 01, 06, 07 e 08 de agosto de 2021 no horário de 10h às 22h, no Parque de Exposições de Planaltina/DF, com entrada franca.
O lançamento oficial foi no dia 16 de julho p.p., no Empório Casa da Uva, local de destaque no Cerrado brasileiro da primeira plantação de parreiras americanas (Vitis Labrusca). As uvas americanas são aquelas usadas na elaboração de sucos, de vinhos de mesa (vinho colonial) e para consumo in natura.
Nesse evento estiveram presentes várias autoridades do Distrito Federal, imprensa, sommeliers e convidados. Destacam-se a representação do Governo do Distrito Federal (GDF) através da Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que falou sobre a Rota do Vinho de Brasília e das ações de promoção do enoturismo na região; o Assessor da Presidência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco (CODEVASF), Luiz Curado, que falou do exemplo das culturas de parreirais no Nordeste (região de clima quente, semelhante ao Cerrado brasileiro); o Presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-DF), Sérgio Pires; o Presidente da Associação CRESCE-DF, Eduardo Campos; o Administrador Regional de Planaltina-DF, Célio Miranda; o Presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Silvio Morais Vieira que colocou a entidade à disposição da Feira e falou, inclusive sobre a logística reversa das garrafas de vidro, do comprometimento com o descarte correto do vidro.
A Primeira Feira da Uva e do Vinho de Brasília em parceria com 49 produtores de uvas da região está sendo organizada pela Associação CRESCE-DF que é também responsável, há 20 anos, pela Feira do Morango de Brasilândia e conta com o apoio da ABS-DF que promoverá palestras abertas ao público visitante. Como atrativo, ainda haverá grande variedade de vinhos nacionais e de outros países, para degustação e venda, em estandes de lojas renomadas de Brasília como a Adega Almeida e a DOC Vinhos & Gastrô. Soma-se a tudo isso, a praça da alimentação oferecendo workshops e vendendo preparos gastronômicos cuja matéria-prima são as uvas e produtos do cerrado.
E como disse o Sommelier Tony Cunha da DOC Vinhos&Gastrô, “A feira da uva e do vinho servirá para escrever a história do vinho em Brasília. Antevendo os próximos séculos, estamos sendo pioneiros numa longa trajetória”. Assim, vamos apoiando essa brilhante iniciativa de promoção do enoturismo, participando da Primeira Feira da Uva e do Vinho, uma experiência única que irá proporcionar lembranças memoráveis e marcar Brasília no cenário vitivinícola nacional.
https://www.facebook.com/rachel.alves.professora.vinhos
https://www.instagram.com/rachelalves.professoravinhos