Os chefes de Estado de Cabo Verde, José Maria Neves; Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, e Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participam a celebração dos 200 anos de Independência do Brasil. Eles foram recepcionados pelo presidente Jair Bolsonaro em solenidade seguida de coquetel, realizados no Palácio Itamaraty na noite do dia 06/09, assistiram ao desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no palanque presidencial. Nesta quinta-feira (08/09) os presidentes dos partidos de língua portuguesa participarão da Sessão Solene comemorativa ao Bicentenário da Independência no Congresso Nacional.
O Secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias Albano da Costa, também está no país para participar das agendas do bicentenário. E os governos de Angola e Moçambique estão representados por enviados especiais.
Segundo o Palácio do Itamaraty, “o convite e a presença de chefes de Estado e representantes de países de língua portuguesa simbolizam os laços históricos que os unem ao Brasil”.
Ao chegar no Palácio do Itamaraty, o presidente de Portugal falou brevemente com jornalistas e exaltou a relação do país europeu com o Brasil. “Brasil e Portugal é sempre [uma relação] excepcional”, disse Marcelo Rebelo.