Emmanuel Macron viajará na segunda-feira à Alemanha para uma reunião com a chanceler Angela Merkel, em seu primeiro encontro desde o início da crise do coronavírus e às vésperas de que Berlim assuma a presidência da União Europeia, informaram fontes da presidência francesa nesta quarta-feira (24/6).
O chefe de Estado francês será recebido pela chanceler no Castelo de Meseberg, residência oficial do governo alemão a cerca de 70 km de Berlim, para uma “reunião, seguida de uma coletiva de imprensa e um jantar de trabalho”, segundo a presidência.
“Às vésperas da presidência alemã no Conselho da UE”, no segundo semestre de 2020, “este encontro traduz sua vontade comum de uma estreita coordenação entre França e Alemanha na prolongação da iniciativa de 18 de maio”, afirmou.
Emmanuel Macron e Angela Merkel acordaram nesse dia um plano de reativação de meio trilhão de euros (cerca de US$ 560 bilhão) para ajudar a UE a superar a crise histórica gerada pela pandemia de coronavírus, por meio de um mecanismo inédito de mutualização da dívida europeia. Esse plano será discutido novamente na cúpula europeia nos dias 17 e 18 de julho em Bruxelas.
Em Meseberg, os dois líderes falarão sobre a “agenda europeia, especialmente do acordo necessário sobre o orçamento da UE e o plano de reativação. Também discutirão a crise de COVID-19, os desafios climáticos e os grandes dossiês internacionais”, segundo a presidência.