Kasym-Jomart Tokayev delineou os principais vetores de desenvolvimento da nação em encontro nacional
O Presidente da República do Cazaquistão, Kasym-Jomart Tokayev , presidiu, em 15 de março, na cidade de Atyrau, uma reunião regular da Kurultai (Encontro) Nacional “Adal adam – Adal enbek – Adal tabys” (Pessoa honesta – Trabalho honesto – Renda honesta). A Kurultai Nacional é um órgão consultivo e de aconselhamento subordinado ao Presidente. O principal objetivo da Kurultai é desenvolver ideias e medidas para o desenvolvimento futuro da consolidação social.
As reuniões anuais dos membros da Kurultai Nacional já se tornaram uma boa tradição. A primeira reunião foi realizada na cidade de Ulytau e, no ano passado, os participantes se reuniram na cidade sagrada do Turquestão. O último encontro ocorreu na região historicamente significativa, na cidade de Atyrau.
Nas reuniões da Kurultai Nacional, são definidas novas diretrizes nas esferas cultural, humanitária e ideológica. Isso é extremamente importante para fortalecer a identidade nacional e o desenvolvimento dinâmico da República do Cazaquistão.
Durante a reunião, o Presidente da República, Kassym-Jomart Tokayev, observou que a principal prioridade da política do Estado continuará sendo a o fortalecimento do idioma cazaque. A melhor maneira de promover o desenvolvimento progressivo do idioma é por meio da educação.
O líder do Cazaquistão enfatizou que o setor de bibliotecas requer atenção especial. A biblioteca é um tesouro de memória do estado e da nação. As bibliotecas armazenam fontes e materiais históricos valiosos. Portanto, a biblioteconomia requer atenção especial. De acordo com ele, em breve serão construídas bibliotecas modernas de 24 horas nas cidades de Almaty e Astana.
O presidente acredita que, para seguir em frente com confiança, os cazaques devem proteger e promover seu patrimônio cultural. Em sua opinião, o Cazaquistão é um sucessor direto da civilização nômade da Grande Estepe. O Ulus Jochi, mundialmente famoso como a Horda Dourada, sempre foi o pináculo reconhecido da construção do Estado nas vastas extensões da Eurásia Central.
Por iniciativa do presidente do país, foi criado o Instituto para o Estudo do Ulus Jochi e, nesse sentido, está sendo realizado um trabalho sistemático para escrever uma nova história acadêmica do Cazaquistão em 7 volumes. Mais de 250 cientistas, incluindo 60 especialistas estrangeiros, estão envolvidos nesse projeto. Um volume separado será dedicado ao período de Ulus Jochi. Com o envolvimento de especialistas estrangeiros reconhecidos, foi iniciado o trabalho em um documentário de várias partes sobre a história e as figuras lendárias da Horda Dourada. Esse filme será apresentado em plataformas internacionais populares.
O chefe de estado lembrou que, no ano passado, o Cazaquistão foi eleito membro do Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO e pediu a ampla promoção dos monumentos naturais e históricos exclusivos do país. A esse respeito, Kassym-Jomart Tokayev instruiu o início dos trabalhos para a inclusão do Planalto de Ustyurt na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO, cujas mesquitas subterrâneas e vistas fascinantes são de interesse especial para os turistas estrangeiros.
O presidente do país também colocou como tarefa mais importante o fortalecimento da identidade nacional do Cazaquistão.
Em sua opinião, para preservar e fortalecer a soberania espiritual do país, é necessário orientar o sunismo (corrente do Islã) tradicional do tipo hanafi para os cazaques. A percepção intelectual do mundo e o pensamento livre inerentes ao hanafismo criaram os pré-requisitos para o renascimento islâmico, o florescimento da arte e da ciência em nossa região e o surgimento de grandes pensadores como Al-Farabi.
O chefe de estado pediu atenção especial ao estudo aprofundado e à popularização da herança de Khoja Ahmed Yassawi, o fundador do sufismo turco, que fez uma enorme cotribuição para a disseminação e o estabelecimento do Islã na Grande Estepe.
Além disso, o presidente destacou os principais valores que definem a imagem da nação cazaque. Esses valores são a independência e o patriotismo, a unidade e a solidariedade, a justiça e a responsabilidade, a lei e a ordem, a diligência e o profissionalismo, a criação e a inovação. De acordo com ele, seguindo essa base ideológica, a nação cazaque poderá ocupar um lugar de destaque no superdinâmico e imprevisível século XXI.
O discurso completo do Presidente da República do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, pode ser encontrado no site Akorda. https://akorda.kz/ru/vystuplenieglavy-gosudarstva-ktokaevana-tretem-zasedaniinacionalnogo-kurultaya-1525116
Fonte: Embaixada do Cazaquistão no Brasil.