Bruxelas, 5 Out 2020 (AFP) – “De acordo com as regras atuais, iniciei um auto isolamento até a manhã de terça-feira. Tive um resultado negativo na quinta-feira e serei submetida novamente a um exame nesta segunda-feira”, anunciou a dirigente alemã no Twitter. Von der Leyen informou que a reunião que motivou as preocupações aconteceu no sábado, dia em que ela fez uma viagem de trabalho a Lisboa, Portugal.
A imprensa portuguesa informou no domingo que um dos participantes na reunião, o advogado Antonio Lobo Xavier, testou positivo para covid-19. Von der Leyen é a segunda autoridade do primeiro escalão da União Europeia a entrar em quarentena. Em setembro, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também teve que adotar a mesma medida, uma situação que provocou o adiamento por uma semana da reunião de cúpula dos líderes europeus.
Na ocasião, Michel foi informado que um integrante de sua equipe de segurança havia testado positivo para covid-19. Ele permaneceu uma semana em isolamento. A notícia da quarentena de Von der Leyen foi divulgada após o anúncio, na sexta-feira, de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa Melania foram diagnosticados com o novo coronavírus.