A convite do Presidente da República Socialista do Vietnã Nguyen Phu Trong, o Presidente Mauricio Macri realizou, de 19 a 21 de fevereiro, sua primeira visita de Estado à República socialista do Vietnã. Durante sua estadia, o Presidente Mauricio Macri manteve conversações com o Secretário-Geral e Presidente do Vietnã Nguyen Phu Trong e esteve reunido com o Primeiro Ministro Nguyen Xuan Phuc e a Presidente da Assembleia Nacional do Vietnã Nguyen Thi Kim Ngan.
Na reunião, o Secretário-Geral e Presidente do Vietnã Nguyen Phu Trong se felicitou das realizações alcançadas pela Argentina nos últimos anos, do fortalecimento da sua posição da terceira maior economia da América Latina, membro do G20; afirmar que para o Vietnã, a Argentina tem sido sempre um parceiro de primeira importância na América Latina e manifestar o desejo de estreitar a parceria abrangente com a República da Argentina, especialmente em setores econômico, comercial e de investimento.
O Presidente da Argentina expressou a sua admiração pela tradição histórica de luta heroica pela independência e liberdade do povo vietnamita; apreciar as conquistas da renovação (Doi moi) do Vietnã por mais de três décadas; afirmando que a Argentina está determinada a continuar a expandir e aprofundar a amizade e a cooperação, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de cada país.
Os dois presidentes concordaram em aprofundar a parceria abrangente inerente, rumo ao estabelecimento da parceria estratégica. Eles enfatizaram os resultados econômicos e comerciais bilaterais, segundo os quais o faturamento do comércio chegou a $ 2,9 bilhões de dólares americanos em 2018, dobrando depois de 5 anos, e concordaram em continuar a fortalecer e diversificar as trocas econômicas. comércio no sentido de equilibrar os interesses de ambos os lados, promovendo o intercâmbio de produtos de maior valor agregado, bem como o fortalecimento da cooperação entre as agências de controle fitossanitário dos dois países.
Nesta ocasião, os dois líderes saudaram o acordo de abertura do mercado para uma série de frutos do Vietnã e Argentina e concordaram em realizar um estudo de viabilidade sobre a negociação de um acordo comercial entre o Vietnã e MERCOSUL.
O presidente Mauricio Macri homeageou Ho Chi Minh, líder da revolucão socialista de Vietnã, durante una cerimonia na Plaza Ba Dinh, de Han
Fonte: Comunicado de imprensa da Embaixada do Vietnã no Brasil