O combate à poluição das águas e a luta contra os micro plásticos é o tema do programa deste ano, organizado por um grupo de entidades brasileiras e internacionais. As inscrições estão abertas até o dia 10 de junho –
O LAB Jovens acolherá até 200 participantes na primeira etapa, que prevê uma série de eventos sobre a poluição e a proteção dos rios e oceanos. Nas etapas seguintes, que se estendem até o fim do ano, os novos defensores aprenderão como planejar e colocar em prática um projeto, como buscar financiamento e defender sua ideia em público.
O LAB Jovens é gratuito e aberto a jovens de 18 a 26 anos que participarão de webinários, oficinas e encontros orientados para o desenvolvimento de projetos que poderão sair do papel e ganhar mares e rios, Brasil afora. A L’Oréal, a Delegação da União Europeia e a Embaixada da França irão financiar iniciativas desenvolvidas durante o LAB Jovens com um fundo semente de até 5 mil reais para cada uma.
O LAB Jovens capacitará os participantes, fornecendo as ferramentas e o acompanhamento necessários, com apoio de mentores, troca de experiências e criação de uma comunidade de jovens ativistas. Essa comunidade já começa a se reunir no perfil @labjovens no Instagram. As inscrições podem ser feitas pelo site: debatesideias.com.br/labjovens.
Campos de atuação – O LAB Jovens celebrará a diversidade de atuação, e apoiará e premiará projetos e iniciativas que abordam o ativismo sob diferentes perspectivas – comunitária, científica, artística, jornalística, e internacional. Inovador no formato e ambicioso quanto aos resultados, esse projeto vem atender a uma urgência que se impõe atualmente.
Ao todo, 70% da superfície de nosso planeta é coberta pelos oceanos que são responsáveis por, pelo menos, 50% de nosso oxigênio produzido na Terra. Entretanto, 40% dos oceanos são considerados fortemente afetados pela atividade humana. O LAB Jovens acredita que a criação de uma rede permanente de jovens ativistas pode mudar isso por meio da conscientização e da ação.
Coletivo de organizadores
- Embaixada da França;
- Câmara de Comércio França Brasil;
- Delegação da União Europeia no Brasil;
- Fondation Tara Océan;
- Fundo Casa;
- Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento – IRD;
- Instituto Serrapilheira;
- Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente;
- UNESCO Brasil.
O LAB Jovens faz parte do projeto mais amplo, o FrancEcoLab Brasil, que visa sensibilizar escolas e jovens defensoras e defensores do meio ambiente. Este ano, mais de 3.500 alunos de 50 escolas de todo o Brasil – do ensino fundamental ao médio estão trabalhando conteúdos sobre a preservação do planeta e seus ecossistemas.