Em outubro desse ano, Abiy Ahmed, por sua iniciativa decisiva para resolver o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia, no leste da África recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Para festejar a conquista a Embaixada Etiópia promoveu, na noite da última segunda-feira (02), uma recepção que contou com a presença de membros do corpo diplomático. Foi celebrado ainda o 20º aniversário do Programa ShebaMiles da Ethiopian Airlines.
O Embaixador da Etiópia Yalew Abate, relembrou que 2019 foi um ano memorável em que todos presenciaram os frutos do trabalho do governo do país. O diplomata frisou que as reformas políticas feitas durante este período atingiam diversos setores, trazendo paz e estabilidade para o país que enfrentava uma guerra civil de 20 anos “Na nossa visão, atingir o fim desse conflito de duas décadas com a Eritreia abriu uma nova dimensão para todos nós”.
Yalew Abate enalteceu o reconhecimento dado ao primeiro-ministro por iniciar reformas importantes para a Etiópia e solucionar o conflito existente. O aniversário do Programa ShebaMiles da Ethiopian Airlines também foi comemorado e segundo o embaixador, os setenta anos de operação da companhia não seria possível se não fossem os passageiros que utilizaram os serviços da empresa ao longo dos anos. “Agradeço ao apoio da comunidade internacional por utilizar nossos serviços mesmo nos nossos piores dias. A Ethiopian continuará a oferecer o melhor serviço e privilégios aos seus usuários”.
Rapahel de Lucca, gerente de vendas da Ethiopian no Brasil, citou que o turismo e relações socioeconômicas entre brasil e outros 126 destinos ao redor do mundo são promovidas pela empresa. “Nós hoje somos um dos maiores colaboradores de entrada e saída de voos em turismo no Brasil e na América Latina com o resto do mundo”, afirmou.
O evento contou com a presença de Rodrigo d’Araujo Gabsch, diretor da Divisão de África do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Martin Agbor Mbeng, Embaixador dos Camarões e Decano dos Chefes de Missões Africanos e Girum Abebe, Gerente Regional da Ethiopian Airlines na América Latin.