Vitor Tavares, Presidente da CBL – Câmara Brasileira Do Livro e Luís Faro Ramos, Embaixador de Portugal em Brasília
O chefe de missão de Portugal no Brasil participou, no dia 31 de julho, no Consulado Geral de Portugal, em São Paulo, da assinatura do Acordo que representou o compromisso para a participação de Portugal como país convidado de honra da Bienal do Livro SP, que terá lugar entre 02 e 10 de julho de 2022.
O Acordo foi assinado por Vitor Tavares, Presidente da CBL – Câmara Brasileira Do Livro e Luís Faro Ramos, em representação das entidades envolvidas na organização da participação nacional, Camões, I.P. e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (Livro.DGLAB), no quadro de uma equipa interministerial que conta ainda com o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (aicep Portugal Global).
A cerimônia foi presenciada, entre outras autoridades, pelo presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, pelo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, pelo Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento, pela Diretora Executiva da CBL, Fernanda Gomes Garcia, e pela gerente de Relações Internacionais, Fernanda Dantas.
A participação de Portugal na BILSP resulta do convite da CBL e tem como objetivo fortalecer a presença portuguesa no mercado editorial latino-americano, especialmente no Brasil.O país homenageado terá um pavilhão próprio, onde será desenvolvida uma programação literária, cultural, turística e de negócios, que possibilitará o intercâmbio entre escritores, editores e público em geral.