Portugal está se tornando um dos destinos preferidos dos brasileiros não apenas para visitar nas férias, mas para estudar, viver e trabalhar. Com o objetivo de divulgar o ambiente inovador e a capacidade criativa da economia portuguesa e dar a conhecer as oportunidades de negócio locais, foi realizado o Portugal Inova. O evento, que tem o apoio da revista Embassy, aconteceu no dia 07 de junho, no Rio de Janeiro, e no dia 11 de junho, em São Paulo.
O Portugal Inova foi constituído por quatro painéis, reunindo palestrantes portugueses e brasileiros que apresentaram conteúdos relacionados aos setores de alimentos e bebidas, moda e lifestyle, tecnologia de produção e startup, e Mar – a nova fronteira. Estas são algumas das áreas mais inovadoras e dinâmicas da economia portuguesa, sendo responsáveis por mais de 75% do PIB de Portugal.
Um dia antes dos painéis, foi celebrado o Dia de Portugal, em São Paulo, que contou um show do pianista português Mário Laginha e com a presença do cônsul português, Paulo Jorge Nascimento. Em discurso, Paulo Nascimento afirmou que Portugal passou por muitos momentos difíceis, mas que cresceu sem esquecer suas origens. “Somos orgulhosos da nossa cultura e de ter Luís de Camões como símbolo. Também estamos orgulhos dos empreendedores portugueses pelos investimentos que eles realizam e dos brasileiros, especialmente os paulistas que vão a Portugal, pesquisam e se aperfeiçoam”.
A Embassy, parceira do evento, marcou presença através da vice-diretora Elna Souza. Também estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Manuel Domingues e Pinho e Arlindo Varela, respectivamente. Os diretores da Câmara Portuguesa de Comércio e Industria do Rio de Janeiro, Marly Galvão e Elio Santos.
Participando do evento, também esteve a empresa FreedomeE, parceira da Embassy, que promove práticas de impacto socioambiental positivo pela comunidade através de uma plataforma de moda e beleza que fomenta a economia circular unindo a tecnologia da indústria 4.0 com blockchain e o micro empreendedorismo. A fundadora, Francesca Giobbi, é estilista, empresária, palestrante, fundadora do movimento Fashion for Better.