A Polícia Federal apresentou, neste sábado (06), na Embaixada da Espanha, projeto contra a derrubada da floresta na Amazônia. Representantes da PF detalharam um projeto batizado “Madeira de Lei” que visa, por meio de um aplicativo, a cooperação policial internacional no combate ao tráfico ilegal de madeira, como objetivo difundir informações e metodologias de identificação de madeira originária da Amazônia entre o Brasil e os maiores destinatários desses produtos e ampliação das ações de cooperação internacional por meio das evidências.
O evento que contou com a participação dos embaixadores da Espanha e Bélgica e diplomatas e policiais da Espanha, Suíça, Bélgica, Estados Unidos, França, Holanda, Reino Unido, República Dominicana, Alemanha, Itália, China, Portugal e da União Europeia. Adidos da PF em Portugal, Espanha, França, Estados Unidos e um oficial de ligação da Europol também vão participar, remotamente, por vídeo.
De acordo com as estatísticas brasileiras, a Bélgica é o terceiro mercado para a madeira brasileira, Antuérpia potencialmente seu mais importante portal global. A exportação de madeira legal e sustentável é crucial para as grandes indústrias belga e europeia de móveis, parquet e construção. Segundo a Polícia Federal brasileira o projeto “Madeira de Lei” visa salvar a floresta e os empregos no Brasil.