Com expectativa de receber 350 mil pessoas, movimentar a economia com R$ 43 milhões em duas semanas, Petrópolis celebra suas raízes entre os dias 14 e 30 de junho com a Bauernfest, Festa do Colono Alemão, a segunda maior do gênero no país. O Palácio de Cristal é coração da festa, mas ela acontece também nos arredores, como a Rua Alfredo Pachá, a Praça da Liberdade e a Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), esta última com o Biergarten. A Festa do Colono Alemão este ano vai até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christ.
Muita alegria, gastronomia, dança, bailes no Palácio, concurso de tomadores de chope em metro, desfile pelo Centro Histórico.A festa, tradicional no calendário da cidade serrana, é uma celebração ao legado cultural deixado pelos colonizadores, que começaram a chegar à Petrópolis em 1945.O objetivo era fazer com que eles colonizassem o município e ajudassem a construir a cidade idealizada pelo Imperador D. Pedro II. Hoje, esta herança ainda é fortemente presente na gastronomia, arquitetura, nas danças, na música,no teatro, na produção de cerveja entre outros traços da cultura germânica.
A Bauernfest soma mais de 200 atrações culturais em uma festa para todas as idades, sempre a partir das 10h. E sempre com muito chope: até o último dia de evento serão consumidos 130 mil litros de chope.
No primeiro dia de evento, o público já vai poder contar com a apresentação da Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), às 20h, no Palco Koblenz (Palácio), e, em seguida, com o grupo convidado de Blumenau-SC, Grupo Folclórico Teutônia, além dos grupos locais BlumenbergVolkstanz e Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis. Às 20h também acontece, dentro do atrativo, o bailão com a Banda Germânica. Já a Praça da Liberdade recebe a Bauernband no Palco Koeler.
“Estamos muito ansiosos para abrir mais uma edição da Bauernfest. Esse é um evento incrível não só pelo que proporciona ao turismo e à economia da cidade, mas também porque através dele a gente consegue preservar essa cultura que é tão importante pra nós, petropolitanos. Parte do que a cidade é hoje devemos aos colonos germânicos”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.
Entre as atrações que fazem parte da programação estão 13 grupos de dança folclórica – locais e convidados, os tradicionais bailões com a Banda Germânica, desfiles, oficinas e atividades para crianças, concursos de chope a metro e chapéu mais enfeitado, jogos germânicos, teatro, entre outras. Além disso, a gastronomia é outro ponto alto da festa e ganha destaque com as barraquinhas espalhadas por todo o evento. Mais de 8 toneladas de salsichão devem ser consumidos no evento, além de outra paixão alemã: a cerveja, com mais 130 mil litros.
No ano passado, mais de 350 mil pessoas passaram pela Bauernfest, que é considerada a segunda maior festa do segmento no Brasil. O evento emprega mais de 350 pessoas diretamente e, em 2018, movimentou R$ 43 milhões na economia. É uma das principais festas do calendário turístico do município, junto com o Natal Imperial.
Intensa programação durante todo o fim de semana
O público que participar deste primeiro fim de semana da Bauernfest poderá contar com intensa programação. Tanto no sábado quanto no domingo as atividades começam já pela manhã e vão até o fim do dia. Entre as atrações estão apresentações de grupos folclóricos, recreação infantil, concurso de chope a metro e chapéu mais enfeitado, banda marcial, contação de história, teatro, além, claro do tradicional bailão com a Banda Germânica. O sábado, haverá ainda o Desfile de Lanternas, saindo às 19h da Avenida Ipiranga (em frente á Igreja Luterana) e no domingo o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial).
A programação completa está disponível no site da festa: https://www https://www.bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/bauernfest/