A noite da última quinta-feira (08), foi de festa para a comunidade peruana em Brasília. Nos jardins da sede diplomática do Peru, o embaixador Javier Yépez recebeu seus convidados com o melhor da cozinha do país. Entre os presentes estava o deputado Eduardo Bolsonaro, além de jornalistas, amigos e convidados.
De acordo com o embaixador, um avanço nos últimos anos proporcionou àquela nação a possibilidade de oferecer uma vida melhor aos cidadãos do país. “Há aproximadamente três décadas, o Peru vem crescendo com índices de inflação baixo, a partir da aplicação de uma política econômica com disciplina fiscal e impulso da iniciativa privada”, declarou.
O diplomata também relembrou que os passos que o país está dando são muito animadores e otimistas. Na visão de Yépez, um fator fundamental foi a relação com as outras nações, incluindo o Brasil, um dos seus maiores parceiros. “Foi importante unir a economia peruana com as outras economias do mundo, principalmente com os países vizinhos. Assim, nos encontramos em uma relação muito favorável com o Brasil, que dividimos uma serie de valores e princípios”.
Ainda frisando que o governo brasileiro é um “sócio” muito importante para o Peru, sendo o maior parceiro da América Latina, o embaixador falou um pouco sobre a gastronomia e o famoso destilado peruano – o pisco – tendo em vista que a 4ª edição do Festival Peruano acontece neste final de semana. “O passatempo favorito do peruano é falar sobre comida e essa também é a nossa forma de mostrar a hospitalidade aos nossos amigos”.
O chef Marco Espinoza, do restaurante Taypá e responsável pelos pratos servidos, falou um pouco sobre o menu que foi servido na noite. O promotor do Pisco no Brasil, Miguel Angel Murillo também apresentou a bebida aos que não conheciam. Ambos estarão no Festival peruano no sábado (10).
Confira todas as fotos do evento no Flickr da Embassy, clicando aqui.