Encerrando a programação do Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana, foi realizado neste sábado (30), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), um passeio ciclístico. Os embaixadores dos Países Baixos e Suécia participam do evento que foi aberto a pessoas de todas as idades – crianças devem estar acompanhadas de responsável. O percurso foi de seis quilômetros saindo e voltando para o CCBB, onde os participantes puderam participar de uma festa junina.
O Cine Bike foi aberto no dia 19 de julho com a exibição do filme português, A Alma de um Ciclista, dirigida por Nuno Tavares. Esta foi a primeira vez, o Brasil sediou o Festival de Cinema e Mobilidade Urbana. O evento se inspira em outros realizados anualmente em cidades como Nova Iorque, Tóquio, Xangai e Montevideo. A organização trouxe, além de clássicos da grandeza de “Ladrões de Bicicletas”, filmes inéditos da França, Holanda, Portugal, Inglaterra, Suécia, Itália, Alemanha e, claro, sem esquecer o Brasil.
Ainda neste domingo (31/7), mais duas obras estarão disponíveis. Explorando as ruas de Estocolmo apresenta a iniciativa Sueca de zerar os acidentes de moto, enquanto Todos os corpos nas bikes segue as jovens Kornhauser e Blonsky em uma viagem de 65 milhas, com duração de dois dias, pela Oregon Coast Range, nos Estados Unidos.
O Cine Bike teve a curadoria do crítico, professor e cineasta Sérgio Moriconi, patrocínio do Banco do Brasil, e apoio do Rodas da Paz, do Detran-DF, além das embaixadas da França, da Suécia, da Itália, dos Países Baixos e de Portugal.