A embaixadora da Zâmbia Alfreda Chilewa Mwamba recebeu colegas diplomatas e amigos, no dia 07 de fevereiro, na residência oficial do país, para festejar as cinco décadas de amizadeentre os dois países. “Nós precisamos cooperar não só com a amizade mais no desenvolvimento; no aspecto do desenvolvido humano que é o mais importante”, discursou a embaixadora. Nesse sentido, Mwamba aproveitou a oportunidade para oficializar uma parceria na área de educação.
A Zâmia fechou uma parceria com a Centro Universitário de Patos de Minas, Unipam, em Minas Gerais, por da qual o país estará, em breve, enviando 50 estudantes para estudarem na instituição. “Os alunos estão estudando português e a cultura brasileira para que estejam qualificados para as aulas”, falou a embaixadora dos preparativos para vinda deles para o Brasil.
O embaixador Rodrigo Gabsch, diretor do Departamento da África do Itamaraty, disse que o Brasil está feliz com a amizade com a Zâmbia e ressaltou que já exite projetos de cooperação entre os dois países nas áreas de biocombustível, técnica e de desenvolvimento. “A parceria com entidades privadas é sempre boa para que as relações não se limitem somente entre governos, envolvento também institutos, empresas e academias”, afirmou Gabsch.
O reitor da Unipam, Professor Milton Teixeira, ressatou o crescimento do centro universitário referência nas áreas de agronegócios, Zootecnia, saúde , engenharia e arquitetura. “A nossa nota máxima, dada pelo MEC, as quatro certificações de qualidade ISSO, com certificação internacional”, relatou.
Daniel Franco é utro parceiro do projeto com a Zâmbia por meu do instituto que leva seu nome. “Estamos orgulhosos dessa parceria, de fazermos parte dessa história de qualificação profissional das novas gerações e incentivar a sustentabilidade, a responsabilidade e a modernização do agronegócio”, discursou durante o evento.