A data nacional da República Tcheca é comemorada no dia 28 de outubro, quando em 1918 foi declarada a independência da então Tchecoslováquia da Áustria-Hungria. Desde então, a República Tcheca se desenvolveu se tornando um dos países mais desenvolvidos da área central da Europa.
Para comemorar os avanços e o aniversário da independência do país, a Embaixada da República Tcheca recebeu seus convidados no Clube do Exército, em Brasília, na última quinta-feira (24), para um coquetel que contou com a presença de membros do corpo diplomático, autoridades do governo brasileiro e convidados.
Embaixadora da República Tcheca, Sandra Lang Linkensederová declarou que as relações com o Brasil sempre foram muito positivas, mas no último ano tomaram uma dinâmica melhor. “Em 2019 já tivemos encontros dos nossos chefes de governo, chanceleres e estamos preparando outras reuniões”.
A República Tcheca é um país tecnológico e inovador, e a embaixadora reforçou que o país também aposta nessa questão com o Brasil, com quem possui várias parcerias nessa área. “Considero isso um pilar na prosperidade de qualquer país e nós estamos trabalhando no aumento das relações econômicas, bilaterais e de investimentos”.
O Diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Carlos Perez também frisou a boa relação entre Brasil e República Tcheca, que em 2020 comemora o centenário de relações diplomáticas entre ambos. “Fomos o primeiro país da América Latina a reconhecer a independência da então Tchecoslováquia. No próximo ano teremos a satisfação de comemorar os 100 anos das nossas relações”.
Perez destacou que as relações tendem a beneficiar as nações tanto no plano econômico quanto no político, salientando o comércio crescente entre os dois. “Entre 2009 e 2018 nosso comércio aumentou em 45% e estamos trabalhando para continuar elevando o patamar das relações comerciais e de investimento, que incluem parceria da Embraer e empresas tchecas na área de aviação”.