Rostyslav Tronenko participou nesta quarta-feira (12), da estreia da exibição dos longas da mostra “Dias do Cinema Ucraniano no Brasil, com a comédia romântica “Nobres Vagabundos”, do diretor Oleksandr Berezan. “É a primeira vez que a mostra vem para o Brasil onde meio milhão de ucranianos e descendentes vivem, grande parte no Paraná”, disse o embaixador que se disse feliz com o grande número de presente já que era Dia dos Namorados e tinha jogo do Flamengo. Seis filmes ucranianos de diferentes gêneros serão exibidos durante a mostra.
O público que reuniu diplomatas, embaixatrizes, jornalistas, cineastas, entre outros convidados, tiveram a oportunidade de conhecer melhor a cultura cinematográfica da ucraniana. Nessa sexta-feira (14), será exibido, às 18h, “Nível de Preto”, filme ucraniano de Valentyn Vassyanovich, que foi o candidato da Ucrânia para o Oscar, na categoria Melhor Filme Estrangeiro, em 2017.
Uma delegação ucraniana veio a Brasília para participar do evento, que foi organizado com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Distrito Federal, do Fundo de Caridade “Portas”, da Agência Estatal do Cinema da Ucrânia, e da Embaixada da Ucrânia no Brasil. A mostra vai date o próximo dia 16 de junho, no Cine Brasília, com entrada franca. A exibição desses filmes também está prevista para Curitiba, dos dias 25 a 30 de junho.
O evento foi organizado com o apoio da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal, do Fundo de Caridade “Portas”, da Agência Estatal do Cinema da Ucrânia e da Embaixada da Ucrânia no Brasil.
O programa do evento em Brasilia é o seguinte:
13 junho
- 00 Filme: Fortaleza
- 00 Filme: Portão
14 junho
18.00 Filme: Nível de preto
20.00 Filme: Nobres Vagabundos
15 junho
18.00 Filme:Fortaleza
20.00 Filme: Nome de guerra “Banderas”