Comunidades indígenas, belas praias, arquipélagos maravilhosos, patrimônios da Unesco. O Panamá quer mostrar que tem tudo isso.
Com o objetivo de promover seus atrativos, expandir e fortalecer o turismo do país, que é rico em diversidade natural e cultural, o Visit Panama, entidade de promoção turística do destino, mira no Brasil e seu potencial como forte emissor de viajantes para colocar o Panamá no radar dos turistas como um destino final de viagem e não apenas uma conexão. A entidade promoveu, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, eventos com a participação de uma comitiva do destino liderada pela gerente comercial de viagens do Promtur Panamá, Gabriella Rodriguez, roadshow por três capitais, Distrito Federal, Porto Alegre e São Paulo.
Visit Panama busca fortalecer parcerias com trade turístico brasileiro e apresentar novidades do destino que tem no Brasil seu terceiro maior emissor de turistas. Assim, o evento tem como objetivo cultivar parcerias sólidas com os principais operadores turísticos e agências de viagens por meio de treinamentos sobre destinos e atividades de networking, além de fortalecer o relacionamento com a imprensa. A intenção da passagem pelo Brasil é reforçar o compromisso mútuo de fortalecer e expandir as relações entre Panamá e o mercado brasileiro. Bem como também divulgar o destino através de atualizações em relação a novos desenvolvimentos. Entre outros incrementos na oferta turística que estão em execução no país.
A executiva do Visit Panama ressalta a importância do mercado brasileiro para o país e a malha aérea a partir de diferentes cidades brasileiras. Isso porque, o Brasil é um dos mercados com mais conectividade direta com o Panamá: são mais de 90 voos semanais que conectam as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre ao Aeroporto Internacional de Tocumen, na Cidade do Panamá. “Isso representa uma oportunidade para fortalecer o turismo de lazer, compras e negócios, impulsionando o desenvolvimento econômico e o posicionamento do Panamá como um destino preferido na região. Da mesma forma, contamos com uma excelente infraestrutura para o segmento MICE e atrativos planos de incentivo, o que o torna um destino ideal para eventos e convenções internacionais”, comenta Gabriella Rodriguez.
O Brasil ocupa hoje a terceira posição no ranking de emissores de turistas para o Panamá, atrás apenas de Estados Unidos e Colômbia. Em 2023, o país recebeu 73 mil visitantes brasileiros, e a expectativa é fechar os números de 2024 com um crescimento de 1,7%, totalizando 74 mil turistas. “Ainda estamos finalizando os números, mas o fluxo tem sido positivo”, acrescentou Gabriella.
Centro das Américas e ainda pouco explorado como viagem de férias, o Panamá, que conecta a América Central à do Sul, é um verdadeiro tesouro quando se trata de atrativos turísticos, culturais, gastronômicos e serviços. Por isso é um destino multifacetado completo e imperdível, perfeito para os mais variados perfis de viajantes.
Canal – Conhecido pelo famoso Canal do Panamá, reconhecida proeza de engenharia e importante rota de navegação que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, o país tem muito mais a oferecer. Ao mesmo tempo em que é cosmopolita e moderna, preserva sua rica história e culturas ancestrais. Na capital, a Cidade do Panamá, por exemplo, arranha-céus e cassinos contrastam com as construções coloniais do distrito de Casco Viejo e com a floresta tropical do Parque Natural Metropolitano. E por falar em natureza… Rico em atrativos naturais, por ser lar de uma extraordinária biodiversidade e ecossistemas, tem um terço das áreas de floresta tropical protegidas. Por isso, através de sua marca turística, intitulada Viva Mais, o país está focado no turismo do futuro e em receber
Stopover – O Panamá Stopover é um programa da Copa Airlines que visa também atrair mais turistas que poderão fazer uma parada mais longa no Panamá antes do seu destino final. “É a oportunidade de desfrutar de dois destinos incríveis sem custo aéreo adicional; conhecer a história, viva a cultura, descubra a biodiversidade e deixe-se surpreender pelas maravilhas do Panamá”, afirma Gabriella Rodriguez.
Pelo programa, o turista deve planejar sua estadia entes de comprar seu bilhete para qualquer um dos destinos, ver quantos dias deseja permanecer no Panamá sem taxa aérea adicional. A escala no Panamá pode ser de 24 horas a 7 dias, seja a caminho do seu destino final ou de volta para casa.
Gabriella Rodriguez gerente comercial de viagens do Promtur Panamá
á