• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sexta-feira, 9 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Palestinos reafirmam ‘direito ao retorno’ no 75º aniversário da ‘Nakba’

17 de maio de 2023
em Eventos
Tempo de Leitura: 4 mins
0

Em Brasília, diplomatas manifestam apoio ao fim do conflito com Israel.

Os palestinos relembraram, nesta segunda-feira (15), a “Nakba”, que completa 75 anos. A nome conhecido como a “Catástrofe” que representou para eles a criação do Estado de Israel, provocando o êxodo de cerca de 760.000 palestinos durante a primeira guerra árabe-israelense. Em Gaza, dezenas de palestinos foram às ruas, marchando pelas principais vias, hasteando bandeiras palestinas e exibindo faixas enfatizando o direito de retorno depois de serem forçados a deixar suas casas e viver em êxodo após uma operação planejada para limpar etnicamente a Palestina.

A fim de respeitar e reconhecer o sofrimento contínuo desse povo, a Organização das Nações Unidas, em Nova York, foram feitos discursos sobre o aniversário desta tragédia pela primeira vez, e um ato solene também foi organizado na Embaixada do Estado da Palestina no Brasil. ““Pedimos aos parlamentos e organizações internacionais que tomem todas as medidas políticas, econômicas e diplomáticas necessárias contra Israel, a fim de forçá-lo a parar e remover todas as atividades de assentamento nos territórios palestinos ocupados, de acordo com a Resolução Internacional 2334, que afirma a ilegalidade do assentamento nas terras do Estado ocupado da Palestina”, afirmou Ahmed Alasaad, Ministro Conselheiro e Vice-chefe de missão da Palestina.

Enfim, o diplomata pediu que reconheçam e exijam o fim de todas as formas de injustiça contra o povo palestino enfatizando seus direitos inalienáveis, “sendo o principal deles o direito à autodeterminação, liberdade e retorno”.

Ahmed Alasaad, Ministro Conselheiro e Vice-chefe de missão da Palestina.

Alasssad agradeceu o apoio das políticas brasileiras, a todo corpo diplomático e representantes da sociedade civil presentes pelo apoio em nosso esforço incansável na busca de justiça e paz para a Palestina. Estavam presentes membros do corpo diplomático dos países árabes, asiáticos, africanos, da América Latina e do Caribe, assim como de parlamentares, representantes do Ministério das Relações Exteriores e da sociedade civil. Atualmente, a ONU estima em 5,9 milhões o número de refugiados palestinos, distribuídos entre Cisjordânia, ocupada por Israel desde 1967, Faixa de Gaza, Jordânia, Líbano e Síria.

Sessão especial no Senado Federal

Congresso – Uma sessão especial para comemorar os 75 anos da catástrofe palestina também foi organizada Senado Federal brasileiro. Mais uma vez, o nascimento de Israel e da “Nakba” palestina estiveram marcadas este ano por uma escalada de violência. Segundo autoridades daquele território, desde janeiro, já são mais de 170 mortos, 35 deles nos cinco dias de confronto entre o exército israelense e os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza, entre 9 e 13 de maio.

Fátima Ali, vice-presidente da Federação Palestina no Brasil

“A Nakba é uma data em que a gente reflete os horrores aos quais foi submetido o povo palestino. É um método que está em pleno curso e que tem sido exportado para o mundo e isso só terá fim com o estado da Palestina se tornando realidade com Jerusalém sua capital, com o retorno de todos os refugiados às terras de onde foram expulsos”, Fátima Ali, vice-presidente da Federação Palestina no Brasil

Tags: Ahmed AlasaadFátima AligazaIsrael.Nakbapalestinos
Notícia Anterior

Embaixadas sul-africana e indiana recebem visita de alunos de Goiás

Próxima Notícia

Preservação do meio ambiente é tema de seminário promovido pelo governo dominicano

Notícias Relacionadas

Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Eventos

Apaixonados pelo verde, vermelho e branco

5 de maio de 2025
Da esquerda para a direita, Embaixadora da UE, Marian Schuegraf, Embaixadora da Eslovênia, Sra. Mateja Kracun, Embaixadora de Botsuana, Sra. Benetia Tumelo Chingapane, Embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi , Embaixadora da Finlândia, Sra. Johanna Karanko e Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen
Eventos

Malbec Day: Clube Internacional de Brasília marca presença

3 de maio de 2025
Próxima Notícia

Preservação do meio ambiente é tema de seminário promovido pelo governo dominicano

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In